Destaques

Homenagem ao Prof. Dr. Erasmo Magalhães Castro de Tolosa

Data: 07/11/18

 

“...mas se o rigor do ferro suscita em confronto na produção de uma escultura, contudo, já na condição de obra de arte ele aflora fragilizado, vulnerável por se conciliar assim à contemplação, encarar o atrevimento da memória que instiga a diversidade de leituras, aceitar o afrontamento do olhar que solda.”

 

Erasmo Tolosa

 

Perdemos nosso destemido líder, calou-se nosso porta-voz da indignação, nosso eterno representante para inovação nas relações científicas, acadêmicas e culturais, já não poderá interceder à causa pública e futuro institucional da EEFE-USP, como sempre o fez com ímpar brilhantismo e destacada competência. Sofreremos a sua ausência até que a dor da saudade possa renovar nossas esperanças, pois não decepcionaremos nosso Mestre ausente.
Médico, Cirurgião, Professor, Pesquisador, Orientador, Gestor, Diretor e Escultor, no mais profundo contexto humanista e civilizatório, apaixonado pela Educação Física e pelo Esporte deixa-nos um sublime legado pelo exemplo e atitudes dedicadas às causas coletivas. Gostaria de sublinhar a positiva imagem do Mestre que foi sábio nos ensinamentos, profundo nas reflexões, bem humorado no convívio, sincero e fiel para com tudo e com todos, enfim, ávido pela vida bem vivida. Sempre comprometido pelo declarado amor à Família e aos Amigos, e intransigente na defesa da Ética e do Trabalho árduo. Ensinou-nos o significado da Vida, iluminando e contagiando-nos pela coragem, confiança e luta permanente para a conquista de nossos ideais.
Que sua lembrança e lição de vida sejam motivos de orgulho para todos que desfrutaram a felicidade e o privilégio de com ele partilhar a alegria de viver. Sua obra está muito presente entre nós e creio, consolidou-se de tal forma, que jamais se apagará de nossas memórias. Professor TOLOSA, rendo-lhe minhas preces e, muito humildemente, minha derradeira homenagem, com a certeza de que Deus lhe reservou a melhor acolhida para o descanso e paz eternos. De todos nós que integramos a família EEFE-USP e seus discípulos para sempre...

São Paulo, 07 de novembro de 2018

Alberto Carlos Amadio