Destaques

Reunião de Planejamento aborda gestão e orçamento

Data: 12/02/20

No segundo dia da Reunião de Planejamento, a temática central foram os aspectos da Gestão Administrativa e Financeira da EEFE. O dia iniciou com conferência do Prof. Dr. Fernando Luis Medina Mantelatto, Diretor Geral do Departamento de Recursos Humanos da USP, sobre o tema “Novas propostas para a estrutura administrativa da Universidade de São Paulo”. O dirigente abordou a revitalização do RH da instituição, apresentando números e propostas relacionadas a mudanças de organogramas, capacitação e mobilidade de servidores.

 
Prof. Fernando Luis Medina Mantelatto

 

Em seguida, o diretor Júlio Cerca Serrão apresentou o Relatório Financeiro 2019 e Planejamento Financeiro da EEFE 2020, detalhando despesas e receitas da unidade. Foram abordadas as ações que foram eficazes em 2019 no sentido de gerir melhor os recursos e também os pontos que devem ser trabalhados. Para os próximos meses, ele apresentou propostas de reformulação da equipe financeira, otimização dos gastos e elaboração do orçamento, visando ao equilíbrio financeiro da unidade.

 


Prof. Júlio Cerca Serrão

 

Os trabalhos da tarde foram abertos com o tema “Propostas para adequações de Infraestrutura”. O Prof. Dr. Umberto Cesar Correia, presidente da Comissão de Espaços da EEFE, apresentou as ideias de readequação da convivência estudantil e de outros espaços da unidade. O Prof. Dr. Antonio Carlos Mansoldo, presidente da Comissão para Reforma da Piscina, expôs um projeto de renovação com intervenções, substituições e aquisições, de forma a modernizar a piscina.

 

O Prof. Dr. Luciano Basso, presidente da Comissão de Graduação, falou sobre a revitalização da Sala Pró-Aluno, com a ideia de atender metodologias ativas e dialógicas de ensino-aprendizagem da ação motora. Também mencionou o plano de implantação de realidade virtual 3D em uma das salas. Os projetos serão custeados pelo Edital Laboratórios Didáticos, da Pró-Reitoria de Graduação. Ainda sobre a infraestrutura, o Prof. Dr. Luis Teixeira, Presidente da Comissão para Reforma do Biotério da EEFE, expôs planos para adequar o ambiente à pesquisa realizada pelos laboratórios.

 


Apresentação do Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa

 

Em Recursos Humanos, o Prof. Dr. Júlio Cerca Serrão falou sobre os planos para reestruturação do organograma da unidade, de forma a se adequar à revitalização do RH apresentada por Mantelatto. A seguir, sobre o Programa Eu Melhor, o educador Bruno Modesto mostrou os primeiros resultados e perspectivas para os próximos meses.

 

O Prof. Dr. Walter Roberto Correia relatou as primeiras ideias e planos do recém-criado Escritório de Acolhimento, destacando a importância da escuta no contexto institucional de acolhimento e orientação educacional. Por fim, o Prof. Dr. Sérgio Roberto Silveira falou sobre a nova gestão do Núcleo de Direitos Humanos, ressaltando o papel educativo do órgão e expondo as propostas para os próximos meses.

 

Prof. Dr. Sérgio Roberto Silveira sobre o Núcleo de Direitos Humanos

 

A Reunião de Planejamento termina amanhã (13/2) abordando o tema “Relações institucionais – propostas para a consolidação”.

Veja também como foi o primeiro dia de Reunião