Encontro Filosófico - Pacing/Ritmo: Estratégias para arquitetura do desempenho no esporte

Sobre

No dia 30 de agosto, às 11h30, acontece na EEFE encontro filosófico sobre o tema "PACING/RITMO: Estratégias para arquitetura do desempenho no esporte".  Pacing ou Ritmo pode ser definido como o modo de distribuição do esforço - correndo, pedalando, nadando, remando, etc. - de modo a garantir o cumprimento da distância no menor tempo possível. Estudar os ritmos de um organismo é uma chave para se usar de um instrumental simbólico num modo de tratar o indivíduo de forma integrativa.

 

No esporte, o pacing é chave para o rendimento e envolve arquitetar espaço - individual e social - em fluxo, numa engenharia ao mesmo tempo metabólica e cognitiva/emocional para pesar as demandas de velocidade associadas ao seu gasto no eixo temporal tendo em conta o ambiente físico (altitude, temperatura, umidade relativa do ar, superfície de apoio, densidade do meio de deslocamento).

 

O evento de caráter informal tem o objetivo de estabelecer um território comum entre as diferentes tradições e interesses científicos de modo a construir um diálogo sobre o conhecimento científico que não seja limitado pelos muros entre cada ciência e laboratório. A atividade é gratuita, aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

Programação

Data: 30 de Agosto de 2017, das 11:30 às 13:30

Local: Auditório José Geraldo Massucato - Bloco B 

Inscrições

O evento é aberto a todos os interessados.

Não há necessidade de inscrição.