Cursos

A EEFE-USP oferece o curso de Licenciatura em Educação Física e de Bacharelado em Educação Física.

Os dois cursos de graduação da EEFE-USP são gratuitos.

Vale destacar que a EEFE-USP reserva 50% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio na escola pública. Nessa reserva, também incide o percentual de 37,5% de cotas para estudantes autodeclarados PPI, índice equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo verificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para ingressar na EEFE-USP, é necessário participar de, pelo menos, um dos processos seletivos (se preferir, pode participar dos dois simultaneamente): Vestibular da Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem).

A partir da aprovação em um destes processos seletivos, os dois primeiros anos de curso são comuns para ambos os cursos - chamado de Núcleo Geral, com duração prevista de quatro semestres.

O foco do Núcleo Geral são disciplinas que envolvem:

  • Estudo do movimento do corpo humano em diversos níveis de análise (bioquímico, fisiológico, psicológico, comportamental, antropológico, sociológico, histórico, filosófico, entre outros);
  • Estudo do campo profissional no âmbito do Bacharelado em Educação Física e da Licenciatura em Educação Física.

Após completar dois anos de curso (Núcleo Geral), deve-se optar por uma das duas habilitações de Educação Física: Licenciatura ou Bacharelado. Se a escolha for pelo Bacharelado, também deve-se optar por uma das duas ênfases de formação: a) Desenvolvimento Humano ou b) Treinamento e Gestão no Esporte. As duas habilitações têm duração ideal de 4 anos.

Saiba mais sobre as habilitações por meio dos links abaixo:

 

Veja também:

Reforma Curricular da EEFE-USP passa a valer a partir de 2023