Destaques EEFE

TDAH e Autismo afetam comportamento e aprendizagem motora

Os transtornos de neurodesenvolvimento são uma das principais causas de distúrbios comportamentais em adultos e crianças. Desatenção, hiperatividade e impulsividade estão entre os sintomas centrais do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), o mais comum na infância. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) também afeta a comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Estudos mostram que anormalidades neurais podem prejudicar também a aprendizagem motora dos indivíduos.

Prescrição de treinamento de força para idosos deve considerar respostas individuais

A busca por formas de atenuar os declínios morfológicos e funcionais associados ao envelhecimento tem sido um desafio para a comunidade científica. A perda da massa muscular, chamada de sarcopenia, é um elemento importante desse quadro, sendo um dos principais fatores associados à diminuição dos níveis de funcionalidade e contribuindo para a fragilidade e mortalidade da população idosa. 

Artigo na revista Sport, Education and Society

Trabalho de autoria de Luiza Lana, orientada pela Profa. Dra. Michele Viviene Carbinatto, trata da formação continuada para professores de educação física. Intitulado "The facilitator’s role in supporting physical education teachers’ empowerment in a professional learning community", o artigo foi publicado na revista "Sport, Education and Society" e pode ser acessado neste link.

Lançamento de Livro

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da EEFE, incluindo os docentes Guilherme Artioli e Hamilton Roschel, estão entre os autores do livro "Alimentação Saudável: perguntas e respostas ao sabor da ciência" (Editora Senac). A obra busca responder às principais dúvidas relacionadas à alimentação, explicando de forma clara temas relacionados a dietas populares e mitos alimentar.

Estudo compara métodos de treinamento na melhora de habilidades motoras

Saltar e correr estão entre as movimentações mais importantes para o bom desempenho em diferentes modalidades esportivas - como basquete, futebol, handebol, voleibol, rugby, entre outras. Diversas estratégias são adotadas no treinamento dos atletas de alto rendimento visando ao aprimoramento dessas habilidades motoras. No caso de saltos verticais e velocidade de corrida, são amplamente utilizados os métodos de treinamento de levantamento de peso olímpico e os exercícios pliométricos.

Páginas