Destaques EEFE

Funcionamento da Biblioteca

Até que as atividades presenciais da Universidade de São Paulo se normalizem, o atendimento da Biblioteca da EEFE se dará de forma agendada para que pesquisas e estudos da unidade não sejam prejudicados. Veja se seguir como está o funcionamento dos serviços:
 
Passo a passo para empréstimo de obras do acervo

1. Consulte se o material de que precisa encontra-se disponível pelos endereços: dedalus.usp.br ou buscaintegrada.usp.br

Gasto calórico após o exercício físico depende da carga e duração do treino

O gasto calórico total promovido pela prática de um exercício físico não está circunscrito apenas ao período de sua execução. Esse gasto pode se estender por horas após a atividade física. Isso porque o organismo mantém o metabolismo acelerado, procurando restabelecer o equilíbrio corporal após o esforço. Para isso, diversos ajustes fisiológicos são realizados como forma de repor os estoques de glicogênio muscular,  regular a temperatura corporal, remover metabólitos, entre outros. 

Software livre auxilia pesquisas em fisiologia do exercício

Desenvolvido por meio de colaboração entre pesquisadores da EEFE-USP, IME-USP e UFPE, o GEDAE-LaB é um software livre e gratuito  que auxilia cientistas de vários países a realizarem análises de dados fisiológicos durante o exercício físico. Essas análises são feitas por meio do tratamento dos dados do consumo de oxigênio e dos níveis de lactato sanguíneo.

Parque do Minhocão, um local para atividade física e lazer

O elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão na cidade de São Paulo, tem horário restrito para o trânsito de veículos, que só podem utilizar a via de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Nos outros dias e horários, o local fecha para carros e motos e se transforma em parque suspenso. Em 2018, o Parque Municipal do Minhocão foi sancionado pela Lei nº 16.833. Desde então, foram ampliados seus horários de funcionamento para a prática de atividades físicas, culturais e de lazer*.

Resultados de estudo poderão orientar o exercício físico para hipertensos

Estudo realizado no Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora da EEFE (Laham) pode orientar a prática de exercício físico por hipertensos. O trabalho comparou o efeito de duas classes de medicamentos anti-hipertensivos sobre um fenômeno conhecido como hipotensão pós-exercício – queda esperada e benéfica da pressão arterial que é induzida pela prática de exercícios físicos, principalmente quando feita no fim do dia.

Núcleo de Direitos Humanos organiza edição da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Os direitos humanos sob a perspectiva da educação física e do esporte é o tema que norteia a primeira publicação especial organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Escola de Educação Física e Esporte da USP (NDHEEFE). Trata-se da edição mais recente da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE), contando com 11 artigos assinados por pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais. 

Perda de massa corporal na hipertensão pulmonar pode ser prevenida com exercício físico

A hipertensão pulmonar como síndrome crônica é caracterizada por uma elevação da pressão interna das artérias pulmonares acima de 25 mmHg em repouso e 30 mmHg durante o exercício físico. Trata-se da causa mais comum de insuficiência cardíaca direita, doença que leva ao comprometimento estrutural e/ou funcional que afeta a capacidade de enchimento e ejeção do ventrículo direito.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivos: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores/as nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os/as licenciandos/as no cotidiano de escolas da rede pública de educação, p

Exercício físico e proteção cardíaca ao paciente com câncer

Estudo em modelo animal realizado na EEFE-USP demonstrou que o exercício físico aeróbio oferece proteção cardíaca no câncer, o que pode impactar no tratamento e na sobrevida de pacientes. O trabalho, de autoria principal da ex-aluna Larissa Gonçalves Fernandes, sob orientação da docente Patrícia Chakur Brum, foi publicado no periódico Life Sciences, em Setembro deste ano.

Páginas