Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição

Departamento:
Linhas de Pesquisa:
  • Nutrição, atividade física, exercício e genética na saúde e no esporte
Membros:
Contatos:

E-mail: hars@usp.br
Cadastro no CNPq:

Sobre

O Grupo de Fisiologia Aplicada e Nutrição tem como missão conduzir estudos abrangentes, denatureza clínica ou experimental, com o objetivo de desvendar o papel da atividade física e da nutrição no esporte, no envelhecimento, na obesidade e em doenças crônicas.

Nosso grupo é formado por alunos de Iniciação Científica, mestrado, doutorado e pesquisadores de pós- doutorado, com formações básicas bastante distintas, incluindo Educação Física, Esporte, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Biologia, Farmácia e Matemática. Nossos laboratórios de pesquisa encontram-se na Faculdade de Medicina, no Hospital das Clínicas e na Escola de Educação Física e Esporte da USP, e estão sempre abertos à visitação. Consulte os responsáveis do grupo para saber mais sobre nossa reunião científica semanal.

Alguns dos temas que ilustram nossa linha de pesquisa são:

• Eficácia e segurança de suplementos nutricionais na saúde e no desempenho físico (ex:
  • tamponantes, creatina, carboidratos, proteínas, HMB, cafeína etc)
  • Efeito placebo na Nutrição Esportiva
  • Variabilidade individual na nutrição esportiva
  • Efeitos da inatividade física/treinamento físico/nutrição em doenças crônicas e no envelhecimento
  • Efeito do treinamento físico/nutrição em pacientes bariátricos