Intercâmbio - Aluno(a) USP

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional permite e incentiva o(a) aluno(a) da USP cursar disciplinas e desenvolver demais atividades acadêmicas em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior. Fazer um intercâmbio possibilita abrir horizontes, adquirir novos conhecimentos, ampliar oportunidades de empregabilidade, enriquecer o repertório cultural e a experiência individual.
 
O(A) aluno(a) de graduação interessado(a) em realizar intercâmbio tem como ponto de partida pesquisar e refletir sobre o país e as instituições de ensino superior que mais lhe atraem. Deve visitar os websites das instituições verificando os cursos e suas disciplinas a fim de filtrar o que é melhor para sua formação acadêmica. Diante do interesse, o(a) aluno(a) deve seguir as orientações descritas abaixo.
 
1) Mobilidade em universidades conveniadas com a EEFE:
Consulte a lista de universidades conveniadas com a EEFE.
Acompanhe informações no Sistema MUNDUS
 
Download de documentos para o processo de seleção:
Plano de Estudos (para cursar disciplinas)
Roteiro programa de atividades científicas (para atividades científicas)
 
2) Mobilidade em universidades conveniadas com a USP:
Consulte a lista de universidades conveniadas com a USP (atenção: colocar como "interveniente" a USP).
A candidatura aos processos de seleção deverão ocorrer seguindo os critérios e orientações estabelecidos nos Editais da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional).
Consulte a disponibilidade de Editais na website da AUCANI.
O processo de seleção é conduzido pela AUCANI.  
 
3) Mobilidade em universidades não conveniadas com a EEFE e a USP:
Se a Instituição de interesse do(a) aluno(a) não for conveniada nem com a EEFE nem com a USP, o(a) aluno(a) deverá entrar em contato previamente com o escritório da EEFE para a negociação e uma possível vaga.
 
Importante: Os processos de seleção não garantem a concessão de apoio financeiro, exceto quando estabelecido no próprio edital. Os convênios da EEFE ou da USP não preveem bolsas de estudos. Portanto o(a) aluno(a) deve responsabilizar-se pelas despesas de passagem aérea, estadia, seguro-saúde e depois custos pessoais, utilizando recursos próprios ou pleitear bolsa/auxílio financeiro de programas da USP ou externos, observando os editais específicos para este fim. Em geral, os convênios estabelecem o número de vagas, a isenção de taxas escolares e o reconhecimento dos créditos.
Consulte oportunidades de bolsas de intercâmbio: https://uspdigital.usp.br/mundus/
 
 
 
 
 
 

Desenvolvido por EEFE-USP