Dinâmica das relações grupais:análise sociométrica de uma equipe de handebol

a percepção que cada atleta tem de si mesmo em relação aos demais companheiros, caracteriza atributos pessoais que distinguem diferentes perfis de atletas-líderes no campo sócio-cultural, afetivo e de ação de comando.

Antonio Carlos Simões; Mário Hata; Katia Rubio

O presente estudo teve como objetivo identificar como uma equipe esportiva revela aspectos
internos de relações interpessoais de aproximação cultural, afetividade e ação de comando, apresentando
atletas com características comportamentais para liderar seus companheiros de grupo. O estudo foi
desenvolvido com 21 atletas de uma equipe masculina adulta de handebol, com idade cronológica acima dos
19 anos, com média em torno de 23,8 anos. Os dados foram obtidos utilizando-se como instrumento o teste
sociométrico. As freqüências de escolhas emitidas e recebidas em relação a cada uma dos atletas levaram a
concluir que os indivíduos se baseiam em escolhas e rejeições pessoais, para ressaltar companheiros com
atributos pessoais, para liderar o grupo perante aspectos que envolvem aproximação cultural, afetividade e
ação de comando. Concluiu-se também, que a percepção que cada atleta tem de si mesmo em relação aos
campo sócio-cultural, afetivo e de ação de comando.