Padräo de comportamento do stress em atletas de alto nível

De Rose Junior, Dante; Vasconcellos, Esdras Guerreiro; Simöes, Antonio Carlos; Medalha, José

O “stress” é um dos aspectos psicológicos que podem ter influência direta no comportamento de um atleta. Existem reaçöes diferenciadas às situaçöes causadoras de “stress” e essas reaçöes podem depender do padräo de comportamento de cada pessoa. O objetivo deste estudo foi o de determinar o nível do padräo de comportamento de “stress” de atletas de alto nível e identificar as situaçöes mais marcantes na determinaçäo de tal comportamento. Fizeram parte da amostra 58 atletas de Seleçöes Brasileiras (36 homens e 22 mulheres) representando as seguintes modalidades: basquetebol e judó (masculino e feminino) e handebol (masculino). Constatou-se que tanto para o homens quanto para as mulheres os níveis obtidos (26,70 e 31,58, respectivamente) foram considerados moderados e näo diferiram dos níveis encontrados em estudos com amostras de näo-atletas. Os resultados mostraram, também, näo haver diferenças estatisticamente significantes entre os atletas dos dois sexos e entre os esportes estudados. Quanto às situaçöes obtidas pelas respostas ao BEPATYA, pode-se observar que as mais enfáticas foram aquelas que apontaram fatores como a responsabilidade, ambiçäo e pressäo do tempo.