Avaliação das tendências competitivas de atletas de judô: uma análise entre gêneros

Helio Serassuelo Junior, Sergio Ricardo de Souza Oliveira, Antonio Carlos Simoes

O objetivo central consistiu em comparar a competitividade entre judocas masculinos e femininos. O Instrumento ACS – 2 foi aplicado em 52 atletas Masculinos e 45 Femininos, fornecendo dados em nível tridimensional das Tendências Competitivas – Competir, Vencer e Estabelecer Metas. A Idade, Tempo de Prática e Nível de Desempenho, também foram analisados. Empregou-se correlação de Spearman na avaliação intragrupo entre variáveis qualitativas e quantitativas; Wilcoxon para análise intergrupos das variáveis qualitativas e teste t para quantitativas. Apesar dos elevados índices encontrados para as Tendências Competitivas, estas não apresentaram correlações intragrupos com as variáveis quantitativas; entretanto os resultados intergrupos demonstraram diferenças significativas para todas variáveis menos para a Idade, indicando faixas etárias semelhantes entre os gêneros. Essas observações permitem concluir que a variável independente (Gênero) influência na variável dependente (Competitividade), revelando que Judocas Masculinos constroem uma perspectiva competitiva superior ao Feminino, e que isso pode interferir de forma operante em níveis competitivos elevados.