• Contato
  • Contato:

Institucional

Laboratório de Psicossociologia do Esporte – LAPSE

  • Prof. Dr. Antonio Carlos Simões – Coordenador
  • Prof. Dr. Jose Alberto Aguilar Cortez – Vice-Coordenador

O Laboratório de Psicossociologia do Esporte – “Lapse” – foi fundado em 1998 pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Simões, com a pretensão de criar condições para que cada um dos seus componentes (alunos, pós-graduandos e pesquisadores do esporte), pudessem com o auxílio de um repertório de métodos e técnicas de avaliações claramente definidos e validados investigar, identificar, descrever e explicar as forças biofisiológicos, biopsicológicas, psicossociais, psicológicas e intrapessoais que atuam no comportamento humano do campos dos esportes individuais, coletivos, de combate, radicais delineados pelas linhas de pesquisas denominadas: aspectos psicossociais do esporte; aspectos biopsicossociais; aspectos psicológicos da competição infantil e do esporte de alto nível. Essas linhas de investigações estão ligadas com as áreas denominadas Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte, e Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esportes que compõe o Programa de Pós-graduação da EEFEUSP.

O Lapse realiza atividades referentes a:

  • Aspectos Psico-Sócio Culturais no Esporte
  • Aspectos Psicodinâmicos da Imagem dos Indivíduos no Esporte
  • Comportamento Humano no Esporte de Rendimento
  • Dinâmica das Relações Sociais e Psicológicas nas Instituições e Grupos Esportivos
  • Desenvolvimento de tecnologias e iniciativas inovadoras para a prevenção primária do HIV e do adoecimento pela AIDS.
  • Ética e comportamento moral

Linhas de pesquisa

Aspectos Psicossociais do Esporte

Análise de aspectos da personalidade, motivação, inteligência, estados emocionais e de variáveis sociológicas e como estes fatores afetam ou são afetados pela atividade esportiva.

Aspectos Psicológicos da Competição Infantil

Identificação de fatores como: ansiedade, motivação e competitividade e suas influências no desempenho de crianças e jovens em situações competitivas .

Aspectos Psicológicos do Esporte de Alto Nível

Identificação de fatores como: stress, ansiedade, motivação e competitividade e suas influências no desempenho em atletas adultos.

Desempenho Esportivo

Estudo dos fatores que influenciam o rendimento esportivo e seus inter-relacionamentos na aquisição, manutenção e perda da forma esportiva.

Esporte e Deficiência

Estudo das atividades esportivas praticadas por portadores de deficiência.

Conheça os Grupos de Pesquisa do LAPSE

Parcerias
Worcester University Biblioteca Digital Vérsila