Licenciatura em Educação Física

Duração ideal e mínima dos cursos: 8 semestres
Período integral.
Para grade curricular, acesse aqui.
Projeto pedagógico

Renovado pelo CEE-SP em 4/5/2019
 

Objetivo
Preparação de profissionais na área de Educação Física para atuação na rede escolar.

Formação
O aluno receberá, além dos conhecimentos básicos da área, uma formação voltada à Pedagogia com vistas ao entendimento da educação formal e à compreensão da relevância da Educação Física como disciplina curricular. Será preparado para que possa atuar na criação, planejamento, implantação, desenvolvimento, administração e avaliação de conteúdos da Educação Física Escolar nos ensinos infantil, fundamental e médio.

Perfil do aluno
Tem suas áreas de interesse voltadas à compreensão dos processos envolvidos na aprendizagem, no desenvolvimento humano e na qualidade de vida. O formando deve ser capaz de compreender a importância da Educação Física no processo de socialização e do ensino-aprendizagem. Será estimulado a realizar análise dos aspectos psicológicos, filosóficos, históricos, biológicos, sociais e físicos envolvidos no movimento humano. Deve buscar constante atualização bibliográfica, contatos com profissionais da área, participação em iniciação científica, monitoria e eventos, de forma a desenvolver seu senso crítico e participativo.

Locais de atuação
O licenciado em Educação Física poderá exercer suas atividades em locais onde se desenvolvam a escolarização, seja na rede ensino municipal, estadual ou particular.

Coordenação
Profa. Dra. Ana Cristina Zimmermann
Email: coordenacao.licen.edfisica@usp.br

Ingresso:
Vestibular (Fuvest e Enem)
Transferência
Aluno graduado
Aluno especial

Custos:
A Escola de Educação Física e Esporte pertence à Universidade de São Paulo, vinculada ao governo do Estado. Não há custos de matrícula ou mensalidade nos cursos de graduação.