Biblioteca

Histórico

A Biblioteca da Escola de Educação Física foi criada em junho de 1962, antes da integração da instituição à Universidade de São Paulo, ocorrida no ano de 1969.  Ocupou instalações provisórias durante 13 anos até a transferência para seu prédio definitivo em março de 1975, quando foi inaugurada a sede própria da Escola de Educação Física da USP (EEFUSP) no campus da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”. Em 1996, com a mudança do nome da EEFUSP, passou a denominar-se Serviço de Biblioteca da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Posteriormente, recebeu o nome de “Biblioteca Cyro de Andrade” em homenagem a um dos professores Catedráticos Fundadores da Escola.

O Serviço de Biblioteca participa do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP), contribuindo com o banco de dados bibliográficos da Universidade – DEDALUS e com o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). É, também, Biblioteca Base do Programa Nacional de Comutação Bibliográfica (COMUT).

Biblioteca em Números 

 

Infra-estrutura Física
Área física: 454 m²
Microcomputadores para usuários: 09
Assentos para usuários: 90
 
Acervo (dados de 2020)
Livros:  21381
Fascículos de Periódicos: 22.429
Títulos de Periódicos: 439
Multimeios (Vídeos, Cd, DVD etc..): 796
Outros (Memoriais, Projetos etc..): 70
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso): 917
Teses & Dissertações: 2264
Acervo: 48.296
 
Após a publicação da Portaria GR Nº 5536, de 29 de fevereiro de 2012, a Biblioteca da EEFE passa a atender todos os usuários USP (docentes, docentes aposentados, alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado).
 
 
Equipe

Chefia Técnica
Seção de Tratamento da Informação
Regiane Pereira dos Santos
 
Seção de Atendimento ao Usuário
Ana Lucia de Viveiros de Santana

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Solange Alves Santana 

 

Comissão de Biblioteca
Portaria D-EEFE 41/2019 de 30/09/2019
Membros
Prof. Dr. Edison de Jesus Manoel(Presidente)

Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos
Profa. Dra. Soraia Chung Saura
Prof. Dr. Tiago Fernandes
Regiane Pereira dos Santos (Bibliotecária)
André Luis Vianna (Discente de Graduação)
Luan Moraes de Azevedo (Discente de Pós-graduação)

A Comissão de Biblioteca tem a função de assessorar a Diretoria da Escola de Educação Física e Esporte em assuntos relacionados à Biblioteca. É constituída por um Presidente, um representante de cada Departamento, da Chefia Técnica da Biblioteca, um aluno de Pós-graduação e um de Graduação, designados pelo Diretor por meio de Portaria.