Apoio educacional e humanístico a discentes EEFE

 Final de semestre tende a ser um período tumultuado para a comunidade acadêmica, focada em definições de notas e avaliações das disciplinas ministradas ao longo dos últimos meses. Por ser um ano atípico devido à pandemia, o final de 2020 traz novos fatores desencadeadores de estresse, especialmente considerando a adequação às atividades remotas. Na EEFE-USP, os discentes podem contar com a assistência educacional e humanística do Escritório de Acolhimento Estudantil no enfrentamento dessas e outras questões circunstanciais que afetem sua vida pessoal e acadêmica. 


Live sobre o tema “Alento e esperança: uma mensagem aos estudantes em tempos de pandemia” foi um dos materiais produzidos e compartilhados pelo grupo

Criado em junho deste ano e coordenado pelo Prof. Dr. Walter Roberto Correia, o Escritório oferece apoio sócio-educacional à vida estudantil na graduação e pós-graduação. Segundo o docente, cerca de 30 alunos já foram atendidos de maneira individual. Além disso, o Escritório divulga materiais com propostas de reflexão por meio de duas páginas de grupos no Facebook: ACOLHE-EEFEUSP e Tutoria Acadêmica e Profissional para Educação Física e Esporte, ambos abertos a todos os interessados.

 Os materiais compartilhados são escolhidos considerando a intersecção com os campos da Filosofia, Psicologia e Psicanálise, a qual configura uma das áreas de formação do coordenador. A intenção dos grupos é estimular o debate sobre vocação, carreira e desenvolvimento humano.


Uma das reflexões propostas no grupo ACOLHE-EEFEUSP

Especificamente para o fim de semestre, o docente recomenda a divisão harmônica das rotinas diárias, com focos para os cuidados pessoais (alimentação, sono e exercício físico), tarefas acadêmicas e interações afetivas e sociais, mesmo que virtuais. Além disso, ressalta a possibilidade de o estudante procurar o serviço de acolhimento para ter suas questões devidamente reconhecidas e solidariamente acompanhadas.

Em 2021, o Escritório pretende ampliar suas iniciativas de cunho solidário, humanístico e formativo, com enfoque em orientação educacional. Para isso, serão propostas palestras e colóquios com temas relevantes relacionados à qualidade de vida no cotidiano estudantil.

Também fazem parte do Escritório de Acolhimento Estudantil o docente Flavio Henrique Bastos, os discentes Diego dos Santos Gonçalves e Wagner Ribeiro Pereira e a pós-doutoranda Ursula Socci. O contato pode ser feito pelo email acolhe.eefe@usp.br com garantia de sigilo. O atendimento individual é prioritário aos nossos alunos da EEFEUSP, podendo ser estendido, após uma triagem preliminar, para docentes e funcionários caso necessitem de um acolhimento emergencial e humanitário. Clique aqui para saber mais