Apresentação

A Escola de Educação Física e Esporte da USP, por meio do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano, tem a honra de apresentar para o ano de 2021 o “XVI Seminário de Educação Física Escolar”, que celebra 30 anos de existência do evento.

Cumpre-nos, neste momento, convidá-los para mais uma reflexão sobre a importância e o papel que temos a desempenhar como educadores atuantes no âmbito profissional e acadêmico da Educação Física e Esporte.

Há 30 anos, ao final dos anos 80, o então Departamento de Ginástica (hoje Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano) estabeleceu parcerias com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação de São Paulo. Vários docentes desse departamento ministraram palestras e oficinas para os professores das escolas dessas redes de ensino, incluindo visitas às escolas.

Essa experiência trouxe várias e ricas informações, propiciando a criação de canais de comunicação mais diretos entre a universidade e a comunidade. Dentre os resultados desse processo, chegou-se à conclusão de que era necessário criar um fórum de debates sobre a Educação Física Escolar em nosso meio. Daí surgiu a ideia de o Departamento realizar periodicamente um encontro de acadêmicos, professores, estudantes e profissionais preocupados com a Educação Física Escolar.

Sendo assim, foi proposto um encontro bianual, o Seminário de Educação Física Escolar, que tem reunido pesquisadores, docentes, estudantes, coordenadores pedagógicos, supervisores e diretores de escolas para analisar e discutir o campo profissional e acadêmico da Educação Física Escolar.

Vários temas foram abordados nas quinze edições realizadas, tais como: o conhecimento e a especificidade do componente curricular, a prática pedagógica nos diversos ciclos de escolarização, a avaliação educacional, a formação docente, os saberes e conhecimentos docente, entre outros.

Neste evento, pretende-se consolidar aspectos discutidos nos seminários anteriores e refletir sobre as contribuições e desafios da Universidade no desenvolvimento da educação física escolar.

O eixo central das discussões versará sobre as contribuições da Universidade mediante suas atividades fins – ensino, pesquisa e extensão – e sobre os desafios que se apresentam para a educação física escolar diante da atual realidade socioeconômica e cultural. Além disso e não menos importante, este evento tem como objetivo celebrar os 30 anos de vida!