Trajetória do Programa de Pós-Graduação na EEFE-USP

Um ano após a integração da EEFE à USP, em 1976, as Portarias EEF 74 e 80/1976, criaram a primeira Comissão de Pós-Graduação, formada pelos Profs. Mario Nunes de Sousa, Jarbas Gonçalves e Maria Augusta Peduti Dal’Molin Kiss e secretariada pela servidora Thereza Zélia Pavan, a fim de elaborar o Regimento da Pós-Graduação da EEFE. A iniciativa, que dialogava com a demanda por ampliar a fundamentação teórica, surgiu no final da década de 1970, quando se reconheceu a necessidade de incluir na grade curricular novas disciplinas, tanto de natureza biológica como psicológica e social.

1977 - Primeira turma de pós-graduação da EEFE

O programa de Pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte da USP, o primeiro instituído na América Latina, teve seu início em março de 1977, com a criação de um curso de mestrado na área de Educação Física, destinado à capacitação de docentes para o ensino superior e ao desenvolvimento de conhecimentos na área, por meio da qualificação para a pesquisa.

A primeira turma do curso, composta por 30 alunos, assistem à aula inaugural com o tema "Racionalização do trabalho intelectual do pesquisador", proferida pelo Prof. Irany Novah Moraes, em 12/04/1977. Em 11/12/1979, são realizadas as primeiras Defesas de Dissertação de Mestrado. A aluna Maria Alice Magalhães Navarro, defendeu a dissertação "Noção de ritmo da criança", sob orientação do Prof. Irany Novah Moraes. O aluno Rubens Lombardi Rodrigues defendeu a dissertação "Lesões do planalto tibial e suas implicações médico-esportivas", sob orientação do Prof. Mario Carvalho Pini.

1979 - Primeiro exame de dissertação

No ano de 1989, foi criado o curso de doutorado em Educação Física, também pioneiro na América Latina, que ampliou o foco do Programa na produção de conhecimentos científicos inovadores. Em 02/03/1994, o aluno Dartagnan Pinto Guedes defendeu a primeira Tese de Doutorado com o título "Crescimento, composição corporal e desempenho motor em crianças e adolescentes do município de Londrina (PR), Brasil", sob orientação dos professores Valdir Jose Barbanti e Paulo Sergio Chagas Gomes.

Ao longo da sua trajetória, o Programa de Pós-Graduação sempre foi considerado o melhor no país de acordo com a avaliação da CAPES e, desde 2013, possui o conceito 7 (nota máxima). Esse conceito não só demonstra a importância nacional do Programa, mas reflete seu elevado grau de internacionalização, revelado por importantes parcerias acadêmicas e científicas com instituições de diversos países.

1977 - Aula em Laboratório

Em 2013, o Programa empreendeu uma importante reestruturação, passando a ter o nome de Pós-Graduação em Educação Física e Esporte e englobando duas importantes áreas de concentração: “Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte” e “Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte”. Dessa maneira, desde sua criação até os dias atuais, o Programa, por meio de seus cursos de pós-graduação stricto-senso, mestrado e doutorado, desenvolve atividades com o objetivo de aperfeiçoar a formação de graduados, estimulando a pesquisa científica, promovendo o ensino e contribuindo de forma expressiva para a evolução do conhecimento na área de educação física e esporte.

A importância, o papel multiplicador e a positiva influência deste Programa de pós-graduação para a concretização da Educação Física como área acadêmica e científica são aspectos indiscutíveis. Após mais de 40 anos do início do mestrado, o Programa atingiu seus objetivos de preparação competente de recursos humanos em nível de pós-graduação. Seus egressos assumem cargos relevantes nas universidades e demais órgãos acadêmicos e científicos do país. A produção científica derivada das dissertações e teses concluídas é numerosa e qualificada, reconhecida internacionalmente e contribui efetivamente para o avanço do conhecimento na área.

Cerimônia de Comemoração de 40 Anos de Pós-Graduação da EEFE, em 4/8/2017

Dessa forma, fica evidente a real contribuição do programa para a Universidade e a Sociedade brasileira com relação ao retorno que o Programa garante para a concretização da área de estudo e o pensamento crítico através da capacitação de docentes e pesquisadores para atuarem no ensino superior, bem como no sistema nacional de Ciência & Tecnologia.