Criação dos Cursos de Bacharelado da EEFE-USP

Nas primeiras décadas de existência do curso de graduação em educação física, o objetivo era graduar professores que atuariam no ensino formal. A área era vista majoritariamente pela perspectiva profissional e não acadêmica. O curso, portanto, focava-se em disciplinas de orientação prática, como esportes, jogos e danças. O lema era: “aprender a executar para poder ensinar”.

A demanda por ampliar a fundamentação teórica surgiu no final da década de 1970, quando se reconheceu a necessidade de incluir na grade curricular novas disciplinas, tanto de natureza biológica como psicológica e social. Assim, entre 1979 e 1986, foram incluídas várias matérias como Crescimento e Desenvolvimento, Aprendizagem Motora, Biomecânica, Recreação e Lazer, entre outras. 

Além disso, houve uma preocupação em relacionar a atividade motora às características da população a que se destinava. Desta forma, também foram criadas as disciplinas Educação Física na Adolescência, Educação Física na Idade Adulta e Educação Física Adaptada. Além disso, o curso passou de três para quatro anos em 1979.

Nos anos 80, as mudanças no mercado de trabalho levaram a uma gradual tomada de consciência de que as possibilidades de atuação profissional iam além das ocupações como professor no ensino formal ou como técnico esportivo. A necessidade de transformação da Licenciatura em Bacharelado começou a ser discutida entre 1983 e 1984. A decisão oficial ocorreu em 1989, sendo implementada em 1992. A proposta trazia o estabelecimento de três cursos: Bacharelado em Esporte, Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Educação Física. 

Essa configuração da graduação perdurou até 2023, quando entrou em vigor a nova Reforma Curricular, que extinguiu o Bacharelado em Esporte e criou duas ênfases no Bacharelado em Educação Física: Desenvolvimento Humano e Treinamento e Gestão no Esporte. Clique aqui para saber mais. 

 

Fonte: Artigo "Preparação profissional em educação física e esporte: passado, presente e desafios para o futuro", de autoria de dos docentes Edison de Jesus Manoel e Go Tani. Publicado na Revista Paulista de Educação Fìsica em número especial de dezembro 1999. Clique aqui para acessar o artigo original.

 

 

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