Destaques EEFE

Aplicativo de celular avalia com precisão o equilíbrio corporal de idosos

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais crucial na área da saúde. Os aplicativos, em especial, se tornaram grandes aliados no dia a dia, facilitando o monitoramento de atividades físicas, o acompanhamento de sinais vitais e até mesmo a realização de avaliações funcionais. Com interfaces intuitivas e recursos cada vez mais sofisticados, eles ajudam a promover maior autonomia e praticidade aos usuários. 

Pesquisa mostra como bebês manipulam objetos enquanto aprendem a andar sozinhos

Os primeiros passos de um bebê são um marco significativo em sua vida. O mundo ganha novos caminhos a serem explorados e novos itens passam a estar ao seu alcance. Nesse processo, o desenvolvimento do andar bípede e  das atividades motoras levam a aquisição de  habilidades essenciais à vida diária: a estabilização corporal, orientação e a manipulação e preensão de objetos.

Trabalho EEFE recebe menção honrosa no 32º SIICUSP

O trabalho intitulado "Effect of The Exercise Mimetics Aicar On Bach1 Signaling Pathway: Mondelo Invitro de Cancer de Colon", apresentado por Sabrina Meiriane Da Silva Cruz na Etapa Internacional do 32º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) , recebeu menção honrosa dentre os trabalhos na área de Ciências da Saúde. O evento, promovido pela Pró-Reitoria e Pesquisa e Inovação, aconteceu nos dias 26 e 27 de março no Centro de Difusão Internacional da USP.

Entre a aventura e a delicadeza: a vela como uma experiência transformadora para mulheres

A prática da vela tem sido historicamente dominada por homens, assim como vários outros esportes. De acordo com uma pesquisa da World Sailing (2019), 80% das mulheres que participam da modalidade acreditam que o desequilíbrio de gênero é um problema. Mas, novas perspectivas vêm mostrando como a experiência do esporte pode ser poderosa e transformadora para mulheres. 

Alunas de graduação representam a EEFE na etapa internacional do 32º Siicusp

Nos dias 26 e 27 de março, foi realizada etapa internacional do 32º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), evento promovido pela Pró-Reitoria e Pesquisa e Inovação em que alunos de graduação da USP apresentam os projetos de pesquisa que obtiveram destaque na primeira fase do evento, que aconteceu o ano passado nas unidades.

Treinar em luz intensa pode aumentar a sobrecarga do coração pós-exercício

É cada vez mais comum academias modernas que se assemelham a baladas – com luzes mais baixas, cores vibrantes e ambientes estimulantes. Pode parecer apenas um detalhe estético, mas estudos recentes sugerem que a intensidade da luz pode ter efeitos além do estímulo visual e influenciar diretamente a resposta do corpo ao exercício, especialmente a regulação da pressão arterial e a recuperação cardiovascular pós-exercício.

Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte (Gepae) retoma reuniões quinzenais a partir de 24/3

A partir de 24/3, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte (Gepae) retomará suas reuniões quinzenais com o objetivo de apresentar e discutir pesquisas da área, englobando temas relacionados com governança, eventos, comunicação, marketing, políticas públicas, instalações, etc. 

As reuniões do Gepae passarão a ser realizadas quinzenalmente, às segundas-feiras, das 11h45 às 12h45, no Lagecom (2º andar do Bloco D). Mais informações podem ser obtidas pelo email ifuregato@usp.br

Jogos tradicionais valorizam a união, o movimento e a cultura na Educação Física

A infância de muitas pessoas foi marcada por brincadeiras que fazem parte do imaginário social mais amplo, sendo transmitidas de geração em geração. Jogos tradicionais como amarelinha, pega-pega, pião, peteca, pipa, bolinhas de gude, entre outros, fazem parte do patrimônio cultural imaterial promovido e protegido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Fadiga e risco de lesões no handebol: como o corpo se adapta ao cansaço

Em esportes coletivos, os atletas estão suscetíveis a lesões em seus membros inferiores, sendo a articulação do joelho particularmente vulnerável.  Essas lesões podem ocorrer devido a movimentos bruscos, como aterrissagens e mudanças rápidas de direção. Analisar os padrões de movimento durante o jogo é crucial para entender os fatores que podem levar a essas lesões e desenvolver estratégias de treinamento e reabilitação adequadas às situações enfrentadas pelos jogadores. 

Páginas

Desenvolvido por EEFE-USP