Destaques EEFE

Nadadores brasileiros apontam fatores que influenciaram seu desenvolvimento esportivo

A natação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 apresentou um resultado abaixo do desejado pelos fãs do esporte. A delegação brasileira, composta por 18 atletas, foi a menor desde Sydney 2000. O Brasil disputou quatro finais (três femininas e uma masculina), mas não conquistou nenhuma medalha na modalidade, apesar de importantes feitos individuais com Guilherme Costa, Mafê Costa, Beatriz Dizotti e no revezamento feminino.

Demonstração em vídeo pode favorecer o aprendizado de habilidades motoras

A observação pode ser uma ótima ferramenta para aprender algo novo, até mesmo quando se trata de habilidades motoras. Considerando esse princípio, uma pesquisa da EEFE investigou como pessoas sem experiência prévia com basquete aprenderiam o arremesso de lance livre por meio de uma demonstração em vídeo. 

Exercícios do Levantamento de Peso podem ajudar atletas de outras modalidades

O Levantamento de Peso é reconhecido como uma modalidade esportiva tradicional dos Jogos Olímpicos. Esse reconhecimento está associado à sua frequente inclusão no programa olímpico desde a primeira edição da Era Moderna em Atenas no ano de 1896. Para além das competições em si, a modalidade também tem chamado a atenção de treinadores e cientistas devido aos benefícios que seus exercícios podem trazer para atletas de outras especialidades.

Pesquisa da EEFE sobre câncer de mama ganha prêmio da SOCESP

O câncer de mama é uma doença cuja incidência e mortalidade aumentaram significativamente nas últimas décadas, apresentando um grande desafio para a medicina. A condição é amplamente estudada pela academia, porém, há muitos mecanismos moleculares ainda desconhecidos quanto à evolução do quadro dos pacientes. Uma pesquisa da EEFE trouxe uma contribuição importante para elucidar aspectos desse cenário.

Obra de docente EEFE é finalista do Prêmio Jabuti

O Prof. Dr. Antonio Herbert Lancha Jr. é finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição com seu livro "Suplementação Nutricional, Exercício e Sistema Imunológico".

Lançado em 2023 pela Editora dos Editores, a obra aborda os processos e vias que subsidiam as respostas do organismo aos nutrientes e à atividade física. Com capítulos que exploram aspectos bioquímicos, moleculares, fisiológicos, imunológicos e morfológicos, o livro oferece uma visão integrada dos efeitos da dieta e do movimento no corpo humano. 

Cuidados familiares podem interferir no desenvolvimento motor de bebês

Dar o primeiro passo em algo muitas vezes exige paciência e dedicação, principalmente quando se trata dos bebês. Engatinhando ou se arrastando, os pequenos passam por diversas experiências até conseguir, finalmente, realizar a locomoção de maneira independente. Segundo uma pesquisa da EEFE, ainda que pareça um processo comum e previsível, aprender a andar pode depender de fatores que vão muito além dos biológicos. 

O impacto da pandemia nas brincadeiras infantis

Quando estão brincando, as crianças podem inventar um mundo inteiro com sua imaginação. A diversão pode acontecer de inúmeras maneiras, e um dos elementos mais importantes dessa dinâmica é o espaço em que ela ocorre. A escola, o parque ou a rua podem modificar e inspirar a forma como uma brincadeira se desenrola, por isso, mudanças na rotina das crianças podem afetar o modo como elas brincam.

Estudo sobre atletas de Judô Veteranos recebe destaque pela União Europeia de Judô

Estudo de autoria principal do mestrando Danilo dos Santos, orientado pelo Prof. Dr. Emerson Franchini, analisou as características dos atletas que participam dos Campeonatos Mundiais de Veteranos (WCV) organizados pela Federação Internacional de Judô. O objetivo foi entender melhor o perfil desses competidores. O estudo foi apresentado no evento "7th Scientific and Professional Conference - Applicable Research in Judo 2024", realizado nos dias 20 e 21/6 em Proec, na Croácia.

Maior prática esportiva não aumenta a percepção de competência

A prática esportiva e o treino orientado e bem executado tendem a  levar o atleta a chegar mais perto da excelência. Entretanto, a sensação de apresentar um desempenho melhor não necessariamente acompanha esse crescimento. Ou seja, muitas vezes não se terá a percepção imediata da melhora. Uma pesquisa da EEFE realizou uma análise dessa característica da prática esportiva. 

Páginas

Desenvolvido por EEFE-USP