Congregação da EEFE-USP celebra sua 300ª Sessão com homenagens, prêmios e apresentações

A EEFE-USP realizou, na última quinta-feira (16/12), a 300ª Sessão Ordinária da Congregação, desde sua incorporação à USP. A reunião contou com programação especial, repleta de homenagens, prêmios e apresentações das comissões estatutárias. A ocasião representa um marco na história da unidade, pois o estabelecimento da Congregação, em 1961, significou uma etapa importante na consolidação institucional.

Membros reunidos para a 300ª Sessão da Congregação da EEFEUSP

HISTÓRICO

A Sessão Solene de Instalação da Congregação da Escola de Educação Física do Estado de São Paulo (futura EEFE-USP) aconteceu em 30 de novembro de 1961 no Ginásio Estadual do Ibirapuera, onde funcionava a instituição. A campanha pelo estabelecimento do Colegiado iniciou em 1956 por iniciativa de alunos e professores, tendo resultado na promulgação da Lei no 5101, de 30 de dezembro de 1958, que incorporou a Escola ao Sistema Estadual de Ensino Superior e criou os cargos de Professores Catedráticos, providos aos docentes fundadores.

Apesar de sua instalação em 1961 e de seu funcionamento prévio, a contagem oficial do número de Reuniões começou em 11 de Setembro de 1970, após a integração da EEFE à Universidade de São Paulo. Na Sessão de número um, foi debatida a construção do prédio no Campus da Cidade Universitária. Leia a ata completa transcrita aqui

Sessão solene de instalação da Congregação da Escola de Educação Física do Estado de São Paulo, em 30 de novembro de 1961.

Ata da Sessão Solene de Instalação da Congregação da Escola de Educação Física do Estado de São Paulo, em 30 de novembro de 1961. Clique aqui para visualizar a transcrição do documento.

Prêmio Maria Lenk

Como parte da programação especial, foi outorgado pela primeira vez o "Prêmio Maria Lenk", criado por deliberação do Colegiado, em 2020, com o objetivo homenagear pessoas, entidades ou organizações que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a Educação Física e o Esporte, bem como para a valorização cultural, social e acadêmica da EEFEUSP.

Nesta primeira edição, foram homenageados:

• Profa. Dra. Maria Augusta Peduti Dal’ Molin Kiss - Professora Emérita da EEFE-USP, começou a atuar na instituição em 1967. Academicamente, foi responsável pela criação e desenvolvimento da área de Metabologia Aplicada à Educação Física e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da área de Avaliação em Educação Física e Esporte. Administrativamente, foi membro de diversas comissões, presidente de colegiados, chefe de departamento e atuou como vice-diretora entre 2010 e 2014.

• Prof. Dr. José Geraldo Massucato - Professor Emérito da EEFE-USP, começou a atuar como docente na instituição em 1966. Foi diretor da Escola entre 1994 e 1998, além de ter desempenhado diversos papéis administrativos e de liderança, assumindo duas vezes a Prefeitura do Campus. Como diretor, idealizou e promoveu a primeira reunião administrativa que deu origem às anuais Reuniões de Planejamento da unidade. Ainda como aluno, foi presidente do Centro Acadêmico e teve papel relevante na incorporação da Escola ao sistema Estadual de Ensino Superior.

• Takashi Nishimura - Engenheiro formado pela EESC-USP, foi criador da Movement, empresa dedicada ao desenvolvimento de equipamentos de musculação. Ao longo dos anos, desenvolveu uma relação de colaboração, amizade e apoio junto à EEFE-USP, tendo contribuído para a melhoria da infraestrutura da Escola.

Homenagens

Na ordem do dia, foi aprovada a nomeação de duas salas em homenagem a duas funcionárias falecidas em 2021 que marcaram a EEFE por sua dedicação e integração à comunidade. A Sala Pró-Aluno receberá o nome de Amélia Yaeko Aoki, servidora de 1975 a 2020, tendo trabalhado nos Serviços Gerais, na Biblioteca e na Sala Pró-Aluno. Já Sônia Cristina da Silva de Jesus nomeará a Sala de Graduação. Ela atuou nos Serviços Gerais da EEFE de 1983 a 2017.

As ex-funcionárias Amélia Yaeko Aoki e Sônia Cristina da Silva de Jesus, falecidas em 2021, nomearão a Sala Pró-Aluno e a Sala de Graduação, respectivamente

Também receberam homenagens os docentes Jorge Alberto Oliveira e Alexandre Moreira e o discente Marcos Kauê Ferreira de Queiroz, pelo seu trabalho e atuação essencial durante o período pandêmico.

Apresentações das comissões estatutárias

A cerimônia também contou com apresentações dos presidentes das Comissões Estatutárias sobre a “EEFE do Futuro”.

O Prof Dr. Luciano Basso apresentou as perspectivas da Graduação. O futuro da Pós-Graduação na área foi o tema do discurso do Prof. Dr. Carlos Ugrinowitsch, que ressaltou as transformações ocasionadas pelo avanço tecnológico das últimas décadas. Sobre a Pesquisa, o Prof. Dr. Rômulo Bertuzzi destacou os desafios dos últimos anos e as perspectivas e ações para o futuro. A Profa. Dra. Maria Urbana Pinto Brandão Rondon representou a Cultura e Extensão, falando sobre a sua trajetória da CCEX e seu papel central na interação da universidade com a sociedade.

Premiação discente

Na última parte da Sessão, foram entregues os prêmios de Melhor Aluno e Melhor Trabalho Acadêmico dentre os formandos de 2020. Tradicionalmente, essas premiações são entregues por ocasião da Colação de Grau, que não foi viabilizada no último ano devido ao distanciamento imposto pela pandemia. Desta forma, a celebração apresentou-se como o momento oportuno para a entrega dos títulos aos contemplados:
  • Ana Luiza de Mesquita Pinto Souza - Melhor Aluna do Bacharelado em Educação Física;
  • Julia Ine Sakata de Siqueira - Melhor Aluna do Bacharelado em Esporte;
  • Matheus Morganti - Melhor Trabalho Acadêmico, Categoria Curso, do curso de Bacharelado em Educação Física;
  • Alex Bruno Mendes - Melhor Trabalho Acadêmico, Categoria Temático.

Galeria de Fotos da Sessão: