Curso comunitário de Escalada Esportiva une prática técnica e integração social

Conheça o curso da EEFE que oferece introdução à escalada na modalidade Boulder com foco em técnica, força e colaboração.

Reconhecida como esporte olímpico e praticada mundialmente, a escalada esportiva combina esforço físico, tomada de decisão e domínio técnico em movimentos desafiadores e precisos. O curso Escalada Esportiva – CLIMB-USP, criado em 2023 e coordenado pelo Professor Guilherme Fonseca, oferece uma formação introdutória e segura na escalada esportiva, com foco no desenvolvimento técnico e físico dos participantes.

Participantes praticando escalada boulder com supervisão do professor. Foto: Giulia Rodrigues.

 

A escalada pode ser dividida em várias modalidades, dependendo do local, da técnica utilizada e do estilo. As principais são: escalada boulder, esportiva, tradicional, big wall, indoor e alpina. No CLIMB-USP, a prática é focada na modalidade boulder, caracterizada por trajetos curtos e desafiadores em paredes de até 4 metros, sem o uso de cordas ou mosquetões. A segurança é garantida por colchões de proteção que amortecem eventuais quedas.

A escalada em boulder, por sua natureza, exige força, agilidade e precisão, habilidades que são trabalhadas ao longo do curso. As aulas são realizadas na parede de escalada do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), espaço preparado para a prática. O curso é voltado tanto para membros da comunidade USP quanto para o público externo, e proporciona uma experiência inclusiva para iniciantes.

O curso comunitário oferece uma introdução segura aos fundamentos da escalada boulder. Foto: Giulia Rodrigues.

 

“A escalada tem diversos benefícios. Desenvolvimento de força, de resistência muscular e condicionamento físico no geral. E o mais importante é desenvolver um senso de comunidade e integração social entre os praticantes”, explica o Professor Guilherme Fonseca.

Além de aprimorar as habilidades motoras e o condicionamento físico, o curso também promove um ambiente colaborativo, em que o apoio mútuo se torna parte essencial da experiência de escalada.

A experiência de escalada também promove a colaboração e o espírito de comunidade. Foto: Giulia Rodrigues.

 

"Faz muita diferença ter pessoas ali com a gente, porque, lá em cima, muitas vezes não temos noção dos agarres que podemos pegar. As pessoas embaixo ajudam muito, e isso reflete essa parte social da escalada, o que é muito bacana." comentou um dos participantes.

O curso Escalada Esportiva / CLIMB-USP e outros cursos comunitários abrem vagas semestralmente e podem ser acompanhados em nosso site clicando aqui.

 

---

Veja todos os destaques aqui.

Editoria: 
Texto: 
Guilherme Ike
Estagiário sob Supervisão de Paula Bassi
Seção de Relações Institucionais e Comunicação

Desenvolvido por EEFE-USP