Aluna da EEFE ganha campeonato mundial de Vela

Bruna Patrício, aluna no 2° ano de graduação na EEFE, conquistou o título mundial de vela na categoria Snipe, no dia 08 de outubro de 2023. Acompanhada da velejadora Juliana Duque, que já havia conquistado o título mundial duas vezes anteriormente. Bruna competiu nessa edição contra 42 duplas, incluindo as medalhistas olímpicas Gintare Scheidt, da Lituânia, e Angela Pumariega, da Espanha.

O Snipe, barco da categoria em que a dupla campeã, é uma embarcação de quinze pés para dois velejadores, conhecida por priorizar o conhecimento técnico e estratégico de sua condução. Competitivamente, o Brasil possui um bom histórico no uso da embarcação, e com a vitória de Bruna e Juliana, virou tricampeão mundial na categoria feminina de Snipe.

Velejadora pelo Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e pelo Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), Bruna é a atual campeã brasileira na categoria Snipe e se consagrou campeã mundial pela primeira vez agora, na edição do Snipe Women’s World Championship que ocorreu em Valência, na Espanha.

Ao longo do campeonato, Bruna e Juliana demonstraram um desempenho constante, ganhando quatro das sete regatas que constituíram a competição. Ao todo, a dupla brasileira perdeu apenas 16 pontos na competição, ficando à frente do segundo lugar, que perdeu 22 pontos, e do terceiro lugar, que perdeu 29.

Bruna pratica o esporte desde os oito anos e sua primeira competição foi com 10. Sobre a última competição, declarou que a vitória é fruto de muito aprendizado e dedicação, além de uma experiência desafiadora. Na EEFE, ela administra a rotina de estudos e treino, mas agora se sente mais próxima do esporte.

“Para participar dos campeonatos, eu negociava com os professores na escola, fazia prova substitutiva quando possível e o que me permitiu manter foco nos meus estudos e me dedicar ao Snipe. Mas na escola, eu tinha que me dividir em vários temas das disciplinas. Agora na EEFE, a experiência é diferente. Eu treino ou vou para competição, só penso e falo em Esporte. Vou para a faculdade, continuo pensando e falando em Esporte”, comenta Bruna em depoimento para a EEFE.

Para acompanhar Bruna, acesse o link a seguir: https://www.instagram.com/bruna.patricio_/?ref=tattooseo&hl=hi

Foto: https://www.snipe.org/events/future-championships/2023-snipe-womens-world-championship/

Ordem: