Alunos participam de corrida de orientação

Alunos da disciplina de graduação Educação Física na Adolescência, ministrada pelo Prof. Dr. Umberto Cesar Corrêa, completaram nesta quarta-feira (22/11) a competição de aventura - corrida de orientação. Esta competição foi realizada em duas etapas como parte do fechamento das atividades didáticas curriculares.

A primeira etapa da competição foi realizada na Praça do Relógio e envolveu um percurso de 8 postos de controle com ênfase em azimute; a segunda etapa foi realizada no CEPEUSP com um percurso de 7 prismas com base em carta (mapa). Os alunos que completaram a competição em menor tempo o fizeram em 34 minutos e aqueles com o maior tempo utilizaram 1 hora e 14 minutos.

Segundo o docente, a corrida de orientação é "um esporte individual, em essência, realizado na maioria das vezes em ambientes naturais, cujo cerne competitivo está em o indivíduo, auxiliado por uma bússola, realizar um percurso desconhecido, especificado por pontos sequenciais em um mapa, no menor tempo possível".Trata-se de um esporte com alta exigência cognitiva, devido às necessidades de leitura e interpretação de mapas (cartografia), comparação com o ambiente real e tomada de decisões.