A atividade física a partir de uma perspectiva histórica, prática e reflexiva na graduação

A compreensão da atividade física perpassa por diversos contextos, englobando aspectos culturais, biológicos, sociais, antropológicos, dentre outros. Dentre essas perspectivas, compreender a cultura de movimento ao longo da trajetória da humanidade é um elemento essencial para a formação de futuros profissionais da educação física. Na disciplina Dimensões Históricas da Educação Física e Esporte, os alunos de graduação da EEFE têm contato não apenas com a história por meio de textos e exposições teóricas, mas também mediante atividades práticas com as mais diversas modalidades. 

Alunos participam de atividades dentro e fora da EEFE. 

Ministradas pela Profa. Dra. Ana Zimmermann, as aulas incentivam a análise da atividade física em diferentes épocas por meio do estudo de suas manifestações em culturas distintas e seu desenvolvimento na sociedade. As vivências práticas são utilizadas como ferramentas para o aprendizado. “A aproximação corporal com o conhecimento, em nossa área, é extremamente importante tanto para auxiliar na compreensão do fenômeno quanto para gerar engajamento no estudo dos elementos históricos que compõem sua trajetória e constituição”, comenta a docente. 

Disciplina promove aulas teóricas e atividades práticas para aproximação corporal das diferentes modalidades. Na imagem, vivência em Esportes de Aventura no CEPEUSP - Escalada. 

Dentre as práticas ao longo do semestre, os Esportes de Aventura trazem uma abordagem diferente do esporte convencional. Isso porque, de acordo com a professora, as atividades de aventura sugerem uma visão singular sobre competitividade, sugerindo uma experimentação corporal a partir da incerteza na relação com o meio, com a instabilidade e com as interações com os demais. Alinhadas aos princípios da Educação Física Escolar, essas características propiciam a democratização da cultura do movimento, permitindo o acesso diferenciado às práticas corporais.

Atividade prática de Slackline no CEPEUSP.

A docente explica que, sob o ponto de vista histórico, os Esportes de Aventura sempre permearam a sociedade. Nos séculos XVII e XVIII, por exemplo, podem-se citar as excursões em trilhas e escaladas de grandes montanhas, aliadas a uma visão científica e colonizadora. A partir do século XX, essas atividades associam-se à perspectiva ecológica, no caso das aventuras realizadas na natureza. Dos anos 1960 em diante, surgem aliadas aos movimentos de contracultura em ambientes urbanos (como o parkour e skate), ressignificando a cidade e trazendo nova vida a espaços altamente urbanizados. 

Modalidades como o Parkour e o Skate sugerem nova ocupação para espaços urbanos. Atividade prática no CEPEUSP.

Os Esportes de Aventura despertam reflexões variadas, como o papel da tecnologia na difusão dessas práticas, a ocupação corporal sem fins utilitários dos espaços e o fato de se tornarem fenômenos de massa ou competitivos e suas implicações. Os debates em sala trouxeram à tona essas questões e, para promover a  aproximação corporal dessas práticas, foi proposta uma vivência realizada no CEPEUSP. A aula contou com a participação especial de ex-alunos e convidados para auxiliar com as oficinas, que abordaram escalada, slackline, caminhada de orientação e parkour. 

Os alunos da disciplina não apenas vivenciaram os Esportes de Aventura, mas também participaram de outras atividades de demonstração das modalidades esportivas e de discussões sobre temas como as mulheres no esporte, relações raciais e pesquisa em esporte.

Visita à Exposição Rainhas de Copas, no Museu do Futebol. 

Além da compreensão histórica da Educação Física e do Esporte, os estudantes são introduzidos à própria compreensão do fenômeno esporte e a definição dos campos de atuação profissional da Educação Física, tanto na Licenciatura, quanto no Bacharelado e do Bacharel em Esporte através dos tempos.

 

Debates em sala de aula auxiliaram os alunos na compreensão do fenômeno esporte.

 A Disciplina Dimensões Históricas da Educação Física e Esporte faz parte do Núcleo Geral dos cursos de graduação da EEFE, sendo oferecida no primeiro período ideal. Saiba mais no programa da Disciplina:

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=39&codcur=39041&codhab=100&tipo=N

 

Desenvolvido por EEFE-USP