Estão abertas as inscrições para as disciplinas da EEFE integrantes do Programa USP 60+, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Destinado a pessoas com mais de 60 anos, o programa busca oferecer oportunidades para uma aprendizagem contínua e acumulativa, potencializando o crescimento individual, as relações e participação social do idoso.
Para isso, disponibiliza vagas em disciplinas regulares, atividades culturais e a esportivas.
Neste semestre na EEFE, serão oferecidas vagas nas disciplinas listadas a seguir. Todas as aulas são realizadas presencialmente na Av. Professor Mello Moraes, 65 – Cidade Universitária - São Paulo.
Para se inscrever, além de ter mais que 60 anos, é necessário possuir ensino médio completo.
Clique na disciplina desejada para obter mais informações:
Arte Marcial Japonesa: cultura e movimento
Dimensões Antropológicas da Educação Física e do Esporte
Educação Física Escolar Adaptada II
Educação Física na Idade Adulta I
Exercício Físico nas Doenças Crônico-Degenerativas
Treinamento de Força Aplicado ao Esporte
Tutoria Acadêmica e Vocacional para Educação Física e Esporte
Aprendizagem Motora (1 vaga)
Arte Marcial Japonesa: cultura e movimento (5 vagas)
Objetivo: Oferecer uma introdução da arte marcial Aikido. Essa arte do corpo tem aspectos filosóficos, estéticos e religiosos singulares que a distingue das demais. Nesse sentido, espera-se que o presente componente curricular promova uma contribuição no repertório cultural dos estudantes e, sobretudo, uma ampliação simbólica e experiencial do movimento do corpo humano. Não são necessários conhecimentos prévios em lutas ou artes marciais, tampouco destrezas corporais específicas
Dimensões Antropológicas da Educação Física e do Esporte (10 vagas)*
Objetivo: Localizar a antropologia no contexto da área da Educação Física, Esporte e Lazer. Com saídas regulares a campo, em atividades elegidas junto aos estudantes, tem-se contato com a metodologia de pesquisa antropológica e formas de pensamento na relação homem-mundo. Amplia-se diálogos possíveis da área com a ciência a arte e a filosofia, por meio de temas como ética, estética, subjetividade, outridade, corporeidade e assim por diante. A metodologia da disciplina inclui aulas expositivas, trabalhos coletivos, leitura de textos, apreciação de filmes e saídas de campo. As formas de avaliação incluem apresentação de trabalhos, realização de tarefas, engajamento nas atividades e produções escritas.
Educação Física Escolar Adaptada II (10 vagas)
Objetivo: busca-se aproximar o estudante do campo de atuação profissional em Educação Física Escolar com vistas a promover a inclusão/equidade e o asseguramento dos direitos humanos no planejamento e desenvolvimento curricular nas aulas; tendo como objetos de conhecimentos (1) a saúde mental, distúrbios respiratórios e posturais; (2) temáticas como diversidade cultural, gênero, etnicidade e a educação de jovens e adultos. Além disso, a disciplina promove o reconhecimento das demandas de inclusão/equidade e direitos humanos nas aulas de Educação Física Escolar e propõe encaminhamentos para as aulas de Educação Física Escolar com fins de atendimento da inclusão/equidade e direitos humanos relacionados aos objetos de conhecimento da disciplina.
Educação Física na Idade Adulta I (2 vagas)
Caracteriza-se por uma disciplina de síntese. Agrupando e reestruturando conceitos e conteúdos necessários para a construção de programas de promoção de exercício físico para a a população adulta. Conteúdos de fisiologia do exercício, medidas e avaliação, aprendizagem motora, psicologia da atividade física entre outros serão retomados para uma abordagem integrada de aspectos biológicos, comportamentais e sociais visando a mudança /e/ou manutenção de um estilo de vida ativo. Objetivos: Analisar conceitos fundamentais para a prescrição de treinamento físico. Discutir a produção de conhecimento vigente a cerca da promoção de exercício físico para a população adulta.
Exercício Físico nas Doenças Crônico-Degenerativas (2 vagas)
A disciplina de Exercício Físico nas Doenças Crônico-Degenerativas aborda diferentes doenças crônicas, com ênfase nas doenças cardiometabólicas, mas também discutindo também algumas doenças osteomioarticulares, imunológicas, respiratórias, renais e psicocognitivas. Em cada doença, são discutidos os possíveis riscos e benefícios do treinamento físico, bem como a forma recomendada de se fazer a avaliação e a prescrição do treinamento. As aulas são desenvolvidas com base na discussão de casos, envolvendo atividades teóricas e práticas, além de utilizar aulas presenciais e atividades realizadas remotamente.
Nutrição e Atividade Motora (20 vagas)
Objetivo: Proporcionar acesso a informação científica atual e de qualidade, e promover interação entre os jovens alunos e a população mais experiente e muitas vezes com mais vivência prática e elevado conhecimento empírico.
Socorros de Urgência (4 vagas)*
Aborda de forma teórica e prática os procedimentos de atendimento de primeiros socorros a serem prestados frente a diferentes quadros de emergência, incluindo emergências clínicas, emergências cardiovasculares, lesões de tecidos moles, lesões musculoesqueléticas e emergências relacionadas ao ambiente. A disciplina apesenta atividades realizadas presencialmente e remotamente via plataforma Moodle de ensino.
Treinamento de Força Aplicado ao Esporte (2 vagas)
A disciplina desenvolve conceitos relativos ao treinamento das capacidades motoras e ao planejamento do treinamento físico-esportivo. Tem como principais objetivos conhecer e entender a terminologia básica do treinamento esportivo, os efeitos do treinamento sobre o organismo humano e as principais formas de exigências motoras e o planejamento do treinamento
Tutoria Acadêmica e Vocacional para Educação Física e Esporte (5 vagas)