EEFE instaura a Comissão de Gestão do Centro de Memória

Ao longo de sua história, a Escola de Educação Física e Esporte sempre desempenhou um papel central para o desenvolvimento da área. Desde sua criação, em 1934, a instituição coleciona importantes marcos históricos e, consequentemente, reúne inúmeros documentos, processos e objetos que são essenciais para compreender e valorizar sua trajetória. Frente à necessidade de lidar com os registros de maior relevância para a instituição, a EEFE instaurou, por meio da Portaria D-EEFE 036/2023, a Comissão de Gestão do Centro de Memória.

Sala atual do Centro de Memória da EEFE-USP.

Além de estabelecer e coordenar a política do Centro de Memória da EEFE-USP, a Comissão também será responsável por determinar critérios de seleção, organização, preservação e exposição de objetos, processos e documentos museológicos, arquivísticos e bibliográficos que irão compor o acervo de guarda permanente. Também serão atribuições da equipe fomentar a interlocução e a cooperação entre a Direção, Biblioteca, SAUSP e demais áreas administrativas da EEFE, elaborar propostas para disseminação o acervo e  projetos visando à sua adequação e melhorias.

Material Audiovisual pertencente ao Centro de Memória da EEFE-USP.

Documentos pertencentes ao Centro de Memória da EEFE-USP.

Objeto museológico pertencente ao Centro de Memória da EEFE-USP.

Fotografia da Inauguração do Prédio da EEFE - Material iconográfico pertencente ao Centro de Memória da EEFE-USP.

Coordenada pelo Prof. Dr. Valmor Tricoli e contando com a funcionária Márcia Regina de Sá como vice-coordenadora, o grupo também será composto pelos docentes Ana Cristina Zimmermann, Go Tani, Julio Cerca Serrão e pelos funcionários Emerson Barroso de Sousa, Regiane Pereira dos Santos e Solange Alves Santana.

A comissão está prevista no Projeto de Extensão "Centro de Memória da Escola de Educação Física e Esporte da USP: Preservar, ampliar e divulgar", coordenado pela funcionária Márcia Regina de Sá e que foi contemplado no Edital de Preservação e Curadoria de Acervos e Patrimônio Cultural na USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com o auxílio no valor de R$ 85.200,00. O objetivo do edital era apoiar financeiramente projetos de preservação e curadoria de acervos arquivísticos, bibliográficos, científicos e museológicos em diversas áreas do conhecimento. Clique aqui para saber mais.

Para em contato com a Comissão, basta escrever para o email memoriaeefe@usp.br