De 26 a 30/6, a EEFE-USP participa do Projeto Saúde Única Vale do Ribeira - Iguape, que busca melhorar a saúde e o bem-estar da população remota na cidade do Litoral Sul Paulista. A ideia central do Projeto é proporcionar atenção multiprofissional por meio da utilização da plataforma USP Móvel, um caminhão equipado com instalações médicas. Ao longo da semana, serão propostas atividades assistenciais e programas de conscientização multidisciplinares de saúde, envolvendo médicos, enfermeiros e outros profissionais.
As atividades realizadas pela EEFE serão coordenadas pelas docentes Patrícia Chakur Brum e Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, com o apoio do Projeto Exercício e Coração e dos educadores Teresa Bartholomeu e Bruno Temoteo Modesto. Os atendimentos realizados pela equipe serão individuais e consistirão no levantamento de fatores cardiovasculares e orientação para atividade física. A avaliação será feita por meio de medidas corporais, pressão arterial, frequência cardíaca e entrevista.
O conceito de Saúde Única trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades, com intervenções nos âmbitos local, regional, nacional e global.
Caminhão com instalações médicas ficará estacionado no Largo Durvalino Vieira, em Iguape. Foto: Ro Zanchetta - Flickr
Nesta ação, a região do Vale do Ribeira no estado de São Paulo foi escolhida por concentrar pequenos municípios que podem se beneficiar com projetos visando à educação em saúde e com estratégias de telessaúde para avaliação multiprofissional e especializada.
Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o Projeto Saúde Única - Vale do Ribeira é organizado pelo Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com coordenação da Profa. Dra. Anna Sara Shafferman Levin.