EEFE-USP comemora 89 anos de história

A Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) completa, em 04 de agosto de 2023, 89 anos de dedicação e excelência no ensino e na pesquisa. Desde sua fundação, a instituição tem sido pioneira na formação de profissionais altamente qualificados e no desenvolvimento de pesquisas que impulsionam o conhecimento e a prática na área.

Ao longo dessas quase nove décadas, a EEFE da USP tem desempenhado um papel fundamental na consolidação da área de Educação Física e Esporte no Brasil, fomentando o ensino de qualidade e a pesquisa em suas diversas vertentes. A escola tem se mantido na vanguarda do conhecimento, acompanhando as evoluções tecnológicas e metodológicas, sempre buscando oferecer o que há de mais atual e relevante para seus alunos e pesquisadores.

A primeira turma da EEFE em estágio na Escola de Educação Física do Exército - Rio de Janeiro - 28/12/1934

A unidade destaca-se em rankings internacionais como uma das melhores faculdades latino-americanas da área, estando entre as 50 melhores instituições do mundo. Esse desempenho notável é fruto do trabalho realizado por toda a comunidade nas frentes de Ensino, Pesquisa e Extensão, pilares fundamentais da Universidade de São Paulo.

A excelência apresentada nesses campos se reflete, primordialmente, na qualidade da formação dos egressos diplomadas pela unidade. A EEFE-USP já graduou mais de 5 mil profissionais desde a sua fundação. Desses, destacam-se grandes nomes da Educação Física e do Esporte, com desempenho singular nas diversas áreas de atuação.

Alunos em 1937

Além do ensino, a EEFE-USP dedica-se à produção científica de destaque. Seus pesquisadores têm contribuído com descobertas e resultados nos mais diversos aspectos da Educação Física e Esporte, do alto rendimento à fisiologia do exercício, da promoção do bem-estar geral à compreensão sociológica do movimento humano.

Prédio da EEFE quando de sua transferência para a Cidade Universitária, em 1975. Foi a primeira instalação física própria da Escola.

Ao completar 89 anos, a EEFE-USP celebra sua história de conquistas e desafios superados. A trajetória da instituição é marcada pela dedicação de todos os envolvidos, desde seus fundadores até os alunos e colaboradores atuais. A Escola de Educação Física e Esporte da USP agradece a todos que fazem parte dessa história, com a missão de sempre contribuir mais pela ciência e pela sociedade.

Saiba mais sobre a história da EEFE.