Kung Fu é tema de disciplina acadêmica na EEFE

A disciplina Arte Marcial Chinesa: cultura e movimento, oferecida a partir de 2011, explora um tema pouco usual na academia. A intenção do curso é analisar a tradicional arte chinesa Ving Tsun/Kung Fu no contexto da cultura corporal de movimento e das demandas profissionais da Educação Física e do Esporte.

O Ving Tsun/Kung Fu é um sistema chinês de inteligência estratégica fundado na Dinastia Ching (século XVIII). O estilo, cuja elaboração é atribuída a Yim Ving Tsun, tem como aspectos centrais: movimentos rápidos e plenos de variações, a condução da força para legitimar as relações humanas em um conflito e a utilização do suave para vencer o robusto. Em 2007, com o apoio da Unesco, o Ving Tsun/Kung Fu foi declarado patrimônio cultural intangível de Guandong (China).

Segundo a organização, “o Patrimônio Cultural Intangível ou Imaterial compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes”. Esse conjunto de bens imateriais é intrínseco à formação da identidade de um povo e, nessa perspectiva, a academia não deve se eximir de um diálogo amplo com as instituições sociais.

Conforme as diretrizes assinaladas pela Unesco na Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003, é essencial a elaboração de estratégias para o reconhecimento, proteção e desenvolvimento de manifestações culturais nas suas múltiplas memórias, tradições, práticas, monumentos, configurações e saberes. Dessa forma, a Escola de Educação Física e Esporte da USP assume, como parte de suas responsabilidades e dentro de seus limites, a criação de mecanismos para a aplicação estratégica do ensino como instância privilegiada de dinamismo cultural.

A disciplina, ministrada pelo Prof. Dr. Walter Roberto Correia, está em andamento e será reeditada no primeiro semestre de 2012.

Mais informações: wr.correia@usp.br

 

Desenvolvido por EEFE-USP