Ministra Ana Moser cita trabalho de docentes EEFE em evento da ONU Mulheres

 A Ministra do Esporte Ana Moser citou texto de autoria das docentes Ana Zimmermann e Soraia Chung Saura durante discurso no evento “Esporte para a Geração Igualdade - Fortalecendo o Papel do Esporte no Avanço da Igualdade de Gênero e no Empoderamento das Mulheres", realizado em março na cidade de Nova Iorque, promovido pela ONU Mulheres, COI e a Missão Permanente de Mônaco. O evento reuniu cerca de 300 líderes em igualdade de gênero e esporte para explorar modelos de programas inovadores e abordagens de defesa para promover a igualdade de gênero no e por meio do esporte. 

No painel intitulado "Access & gender responsive policies and programmes to advance gender equality in and through sport", a ministra citou trabalho das professoras no seguinte trecho de seu discurso:

Fornecer modelos para mulheres e meninas está diretamente ligado à luta contra a invisibilidade das mulheres no esporte. Precisamos elogiar a experiência de mulheres atletas notáveis pelo que elas são: a expressão de valores como disciplina, compromisso, trabalho em equipe, integridade, paixão e realização em seus mais altos níveis.
 
Permitam-me citar dois exemplos. Marta é a maior marcadora de gols da história da Copa do Mundo. E a Formiga é a única atleta até agora a participar de sete Copas do Mundo. E aqui cito Ana Cristina Zimmermann e Soraia Saura, duas proeminentes acadêmicas no campo da educação física no Brasil, que afirmaram:
 
"Os recordes de Marta e Formiga não são apenas para o jogo feminino, mas para o próprio jogo. Elas são recordistas para todos os gêneros. Símbolos de superação de lutas e esforço incansável, suas histórias representam a realidade e os sonhos de tantas outras atletas. Isto é quando o belo jogo é jogado na vida, driblando brilhantemente todos os preconceitos e dificuldades, e inspirando inúmeras meninas e mulheres a alcançarem seus sonhos".
 
O Brasil está apresentando sua candidatura para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Queremos inspirar nossas meninas a seguir seus sonhos, sabendo que mulheres e meninas podem praticar o esporte de sua escolha.

A citação foi retirada do capítulo "Women’s Football in Brazil: When History Meets Philosophy", do livro Women’s Football in Latin America, organizado por Jorge Knijnik e Ana Costa.[

Clique aqui para visualizar o discurso completo de Ana Moser.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

 
 
Editoria: 

Desenvolvido por EEFE-USP