Monge indiano visita a EEFE para falar de Yoga na disciplina de Educação Física Escolar Adaptada

No último dia 24/09, o Prof. Sergio Roberto Silveira, do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano recebeu em sua disciplina "Educação Física Escolar Adaptada" do curso de graduação da EEFE, o Swami Swamvedyananda, monge indiano da ordem Ramakrishna e a professora de Hatha Yoga, Priscilla Gabriella Kurmeier, licenciada em Educação Física pela EEFE, pós-graduada em Yoga pela UNIFMU.

O objetivo do Prof. Sergio foi trazer para a aula o tema Yoga e Saúde Mental: implicações na Educação Física Escolar Adaptada. A Profa. Priscilla Kurmeier proferiu sobre os benefícios da prática do Yoga (união) e seus pilares, como relaxamento, calma, concentração, alongamento, respiração em suas diferentes vertentes. Conduzidos pela professora, os alunos vivenciaram a prática do Hatha Yoga e de pranayamas (respiração). Segundo a Profa. Priscilla, as técnicas de Yoga, como a prática consciente de posturas (ásanas) e respiração (pranayamas), podem trazer benefícios para a saúde do corpo e da mente, por exemplo, alívio das tensões musculares do dia a dia, fortalecimento do corpo, da coluna vertebral, respiração consciente, o que proporciona equilíbrio do corpo e da mente, relaxamento físico, preparando o corpo para a meditação.

Swami Swamvedyananda diz que a prática da meditação traz benefícios para a saúde mental. Para ele meditar é sinônimo de concentração e o segredo é a concentração em um ponto ou objeto particular. Sobre os efeitos da prática da meditação, segundo Swamvedyananda, a meditação é focar toda energia mental em um ponto; através da mente focada o praticante pode entender a verdadeira natureza da sua mente e a superconsciência. Ele diz que para meditar é preciso fortalecer o corpo por meio da prática consciente de posturas (ásanas) e mesmo que não seja possível praticar todo tipo de exercício físico, ainda assim o praticante pode trabalhar com a mente concentrada nesse ponto – no objetivo particular e na obtenção do equilíbrio do corpo e da mente. De acordo com Swami Swamvedyananda e a Profa. Priscila, todos podem praticar Yoga e Meditação. As práticas podem ser adaptadas em sala de aula, conforme as limitações de cada praticante.