Novo docente do Departamento de Pedagogia

O Prof. Dr. Fernando Garbeloto dos Santos é o mais recente contratado da Escola de Educação Física e Esporte da USP, estando alocado no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano para atuar na área de Educação Física Escolar.

O docente é doutor em Ciências pela EEFE-USP e pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), com conclusão em 2020. Sua Tese de Doutorado, orientada pelo Prof. Dr. Go Tani, deu origem ao "Meu EducAtivo", aplicativo criado para professores de Educação Física Escolar e que tem sido usado em escolas no Brasil e em Portugal. Clique aqui para saber mais.

Atualmente, é um dos pesquisadores responsáveis por três grandes projetos que visam identificar fatores relacionados à literacia motora e aos níveis de atividade física de jovens escolares portugueses (projetos RUSH, REACT e DESPERTAR). Também lidera um quarto projeto que tem como objetivo testar uma nova proposta educacional para as aulas de educação física de crianças da cidade portuguesa de Matosinhos.

Garbeloto também atuou como professor de Educação Física Escolar do Colégio Sagrado Coração de Jesus entre 2008 e 2018 e como professor contratado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal (2023), onde ministrou a disciplina de didática. Suas linhas de pesquisa são: educação física escolar; desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e esportivas em jovens escolares; novas possibilidades de avaliação em educação física escolar; fatores relacionados a saúde e hábitos sedentários de crianças e jovens em idade escolar; literacia motora.

Ordem: