Feb
26
2021
Por Paula Bassi
Aulas de educação física no ensino fundamental requerem constantemente a adoção de diferentes abordagens ao movimento para atingir e engajar os alunos. Dentre as muitas possibilidades, as lutas apresentam um grande potencial didático em termos de canalização da agressividade, respeito ao próximo, convivência, cumprimento de regras e o cuidado com o outro. Apesar disso, estudos mostram que as lutas não fazem parte do planejamento de aulas da maioria dos professores de educação física.

As lutas apresentam um grande potencial didático para o Ensino Fundamental
Em seu trabalho de mestrado, a pesquisadora e judoca Daniella Medeiros, orientada pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho Dantas, propõe um modelo pedagógico que esquematiza a abordagem das lutas nas aulas de educação física no ensino fundamental. A proposta foi elaborada a partir de revisão bibliográfica, análise de currículos e de encontros com um grupo focal formado por professores de educação física experientes em diferentes modalidades (Taekwondo, Judô, Karatê, MuayThai e Capoeira).
O modelo divide o ensino fundamental em três etapas: do primeiro ao terceiro ano, do quarto ao sexto e do sétimo ao nono. No primeiro momento, a proposta é trabalhar elementos comuns a diversas modalidades e aprofundar o conhecimento progressivamente. Na última etapa, o aluno tem contato com características específicas de cada luta. Com essa divisão, a ideia é que os professores se sintam seguros para abordarem o tema.
Esquema do modelo proposto - clique para aumentar
Um dos elementos centrais do modelo é o ritual de luta, composto pelos cumprimentos, vestimentas, implementos, local de prática, vocabulário, regras, distância entre os oponentes. A partir do uso de jogos e tendo esses rituais como base, as aulas são planejadas de forma a estimular o desenvolvimento integral dos alunos, suas habilidades motoras, aptidão física, aspectos cognitivos e afetivos. Desta forma, os jovens se exercitam por meio de jogos que respeitem as etapas de seu desenvolvimento, os elementos genéricos das lutas e seus rituais característicos.
Para Medeiros, uma prática de combate combinada e intencional desperta nos alunos a consciência do trabalho conjunto e coordenado, para além dos benefícios físicos e motores. Como a intenção é que o modelo seja implementado por professores de educação física com ou sem experiência em lutas, a ideia é, futuramente, aplicá-lo em um ambiente escolar para avaliar sua eficácia.