A Universidade na Escola - alunos da licenciatura têm experiência prática na educação infantil

Uma característica presente em diversos momentos da graduação na EEFE-USP é a aproximação da teoria com a prática a partir de vivências fora das salas de aula e além dos muros da universidade. Na disciplina Educação Física na Educação Infantil, isso acontece a partir de intervenções realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antonio Bento, onde os alunos de licenciatura colocam em prática o conhecimento obtido na universidade.  

A disciplina, ministrada pelo Prof. Dr. Osvaldo Luiz Ferraz, é composta de dois semestres. No primeiro, os alunos têm contato com o conhecimento teórico, começam a conhecer os espaços da EMEI e a observar as crianças em suas atividades habituais - nas aulas, recreios, também nos momentos de lazer e alimentação. Essa observação é feita com o objetivo de promover o reconhecimento dos equipamentos disponíveis, das características e gostos das crianças e das possibilidades didáticas de cada turma. 

É uma aproximação gradual, para que, no segundo semestre, os graduandos passem a conduzir aulas semanalmente, ação que ocorre de maneira simultânea com todas as turmas da escola campo, que atende crianças de até cinco anos e onze meses. Para o docente, essa ação ampla contribui para que a educação física esteja alinhada ao Projeto Pedagógico da Escola. Segundo a coordenadora pedagógica Kelly Cristiane de Souza, a intervenção é um enriquecimento curricular para a EMEI.

Segundo a coordenadora pedagógica , a intervenção é um enriquecimento curricular para a EMEI. Foto: Paula Bassi

“O currículo da educação infantil na Cidade de São Paulo fala de experiências que desenvolvam as crianças no seu aspecto integral - físico, motor, cognitivo, social, intelectual. É isso que o projeto proporciona, esse desenvolvimento que as crianças têm por essa estesia, aproveitar as aulas por todos os sentidos do seu corpo. A gente só tem a agradecer a essa parceria, tão rica e significativa para nossa escola”, afirma a pedagoga. 

Antes de cada visita, os alunos são apresentados a conceitos teóricos relacionados à didática, pedagogia e metodologias de ensino. Nas primeiras visitas, as aulas são planejadas e conduzidas pelo docente responsável pela disciplina. Nesse momento, os graduandos observam, auxiliam e também realizam estágios de observação na Escola. Ainda na EEFE, são feitas experimentações relacionadas às atividades que serão propostas às crianças. Por fim, os alunos se debruçam sobre o planejamento das aulas para, depois, conduzi-las, sob a supervisão do docente. 

Ainda na EEFE, são feitas experimentações relacionadas às atividades que serão propostas às crianças. Foto: Paula Bassi

A colaboração entre a EMEI Antonio Bento e a EEFE remonta de meados dos anos 1990. Segundo o docente, ao longo dos anos, essa interação mostrou-se benéfica tanto para a universidade quanto para a comunidade escolar. “De um lado, a educação física é proposta de uma forma sistematizada, organizada e intencional. As professoras, ao observarem os estudantes da EEFE, aprendem outras possibilidades de dar aula. Por outro lado, os graduandos têm acesso a uma formação docente a partir do campo profissional, acompanhada de uma reflexão teórica da prática”, comenta.

Colaboração entre EMEI e EEFE se iniciou em meados dos anos 1990. Foto: Paula Bassi

A aluna de Licenciatura Evelyn Rosa fala sobre a importância dessa prática para sua formação: “Para mim, é muito importante esse processo de concretizar aquilo que eu aprendo teoricamente. Quando surge uma dúvida na prática, retornamos ao teórico, tiramos essa dúvida e retornamos para a prática. É um processo de reflexão constante que eu acho particularmente muito interessante e importante”.

A Disciplina Educação Física na Educação Infantil I e II faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Educação Física. Consulte, abaixo os programas da disciplina:

Educação Física Infantil I

Educação Física Infantil II

Ordem: 
10

Desenvolvido por EEFE-USP