Maria Augusta Peduti Dal' Molin Kiss

Espaço:
Auditório - Bloco D

Maria Augusta Peduti Dal' Molin Kiss foi Vice-Diretora da EEFE entre 2010 a 2014.

A Professora Maria Augusta contribuiu imensamente para a evolução da Educação Física e do Esporte no Brasil. Ela ingressou na Escola em 1967, como Regente, XXII Cadeira - Metabologia aplicada da Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo. Formada em Medicina pela USP, foi responsável pela criação e desenvolvimento da área de Metabologia Aplicada à Educação Física e uma das responsáveis pelo desenvolvimento da área de Avaliação em Educação Física e Esporte.

Em 1972, obteve o título de Doutora em Ciência, pelo Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Em 1985, obteve o título de Livre-docência na Escola de Educação Física e Esporte nessa mesma Universidade. Em 1988, tornou-se Professora Adjunta na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. E, finalmente, em 1990, passou a ocupar o cargo de Professora Titular na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Aposentou-se em 2014.

A docente tem importantes contribuições na área de avaliação do desempenho esportivo, bioenergética, limiares metabólicos, consumo máximo de oxigênio e cinética do consumo de oxigênio, com 138 trabalhos publicados em periódicos de elevado reconhecimento nacional e internacional. Sua participação em congressos também é muito expressiva. São inúmeros os trabalhos por ela apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Em 2021, foi agraciada com o Prêmio Maria Lenk, criado com o objetivo de homenagear pessoas, entidades ou organizações que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a Educação Física e o Esporte, bem como para a valorização cultural, social e acadêmica da EEFEUSP.

A nomeação do Auditório no Bloco D em sua homenagem foi aprovada na Congregação de 24/01/2011. A inauguração do Prédio dos Laboratórios ocorreu no dia 03/09/2010.

Profa. Dra. Maria Augusta em discurso de quando recebeu o Prêmio Maria Lenk.