Curso de Aperfeiçoamento: Aprendizagem Motora (a distância)

Status
inscrições encerradas
Informações
Professores: 
Prof. Dr. Luis Augusto Teixeira e Prof. Dr. Tiago Fernandes
Público-alvo: 
Graduados nas áreas de Educação Física, Esporte, Dança, Fisioterapia e em outras áreas com atuação relacionada à aprendizagem de habilidades motoras. Os interessados deverão ter acesso regular a um computador conectado à internet.
Investimento: 

Taxa de inscrição: R$ 400,00
Parcelas: 05 parcelas de R$ 400,00

Objetivo: 
O curso de Aperfeiçoamento em Aprendizagem Motora foi elaborado para profissionais graduados nas áreas de Educação Física, Esporte, Dança, Fisioterapia e em outras áreas com atuação relacionada à aprendizagem de habilidades motoras. O seu desenvolvimento será feito com base em dois princípios: (1) uso de estratégias didáticas ativas e (2) organização pessoal das horas de dedicação. O curso será desenvolvido combinando-se exposição de conteúdo através de hipertexto, aulas gravadas, elaboração de tarefas de cunho teórico ou aplicado, fóruns de discussão sobre questões selecionadas e dúvidas. Além disso, testes para avaliação formativa ao longo dos módulos serão usados para acompanhar o aprendizado. Como não teremos atividades obrigatórias síncronas, cada participante poderá organizar seu tempo da forma que seja mais conveniente. Com isso, espera-se que os participantes aprofundem seus conhecimentos em aprendizagem motora, otimizando o uso de seu tempo disponível.
Quando
Período: 
03 de agosto a 18 de dezembro de 2020
Horários: 

Carga horária total: 180h/a

Distribuição da carga horária:

Desenvolvimento Motor: 30h/a
Neste módulo serão abordados aspectos importantes do desenvolvimento motor, o que facilitará a compreensão do surgimento da mobilidade e de habilidades ao longo da vida. Serão enfatizadas as mudanças relacionadas à idade tanto na postura quanto no movimento, ingredientes básicos do comportamento motor, bem como restrições que podem afetar o desenvolvimento. O conteúdo do módulo discutirá as teorias utilizadas atualmente no estudo do desenvolvimento motor e diferentes tipos de movimentos que ocorrem na infância, na idade adulta e durante o envelhecimento, além de comparar as características de iniciantes e do desempenho proficiente em diversas habilidades.

Informação extrinseca: instrução e feedback: 30h/a
Conceitos e informações de pesquisa relacionadas à importância das informações extrínsecas na aprendizagem de habilidades motoras: instrução e conhecimento de resultados. No tema instrução, serão enfocados os meios pelos quais uma instrução pode ser transmitida e quais são os critérios para se escolher a estratégia de comunicação, assim como os efeitos esperados na aprendizagem. No desenvolvimento do tema conhecimento de resultados, serão apresentadas as diferentes formas de manipulação dessa informação sobre o desempenho e os efeitos esperados na aprendizagem motora.

Introdução à aprendizagem motora: 30 h/a
Conceitos fundamentais relacionados à aprendizagem de habilidades motoras, abordando a questão em uma perspectiva de cicio de vida. Serão tratadas as características dos estágios de aprendizagem e suas manifestações em diferentes variáveis indicadoras da qualidade de controle motor. Será abordado o desenvolvimento infantil, assim como as características de envelhecimento, com apresentação de informação sobre os diferentes fatores que afetam a emergência, o refinamento e posterior declínio de padrões fundamentais de movimento, tais como maturação, prática prévia, aspectos físicos e cognitivos.

Lateralidade: 30 h/a
Conceitos e informações originários de pesquisa científica sobre as diferentes dimensões da lateralidade humana, com ênfase em assimetrias laterais de desempenho e suas origens. Serão abordadas assimetrias físicas (entre hemisférios cerebrais e sistemas musculares); assimetrias motoras, discutindo-se a capacidade de desempenho com os lados preferido e não-preferido, em função de fatores genéticos e ambientais; e preferências laterais sensoriais (ocular e auricular) e motoras (manual e podal). Será abordada também a congruência entre as diferentes dimensões da lateralidade.

Mensuração e avaliação do comportamento motor: 30 h/a
Conceitos sobre mensuração e avaliação, e informações sobre as diferentes formas de mensuração do comportamento motor. Serão apresentadas técnicas de mensuração e análise do movimento humano, organizadas sob os seguintes temas: cinemetria (através de cinematografia e goniometria), dinamometria (através de plataforma de força e dinamômetros), eletromiografia; precisão espacial e temporal de movimentos; e medidas qualitativas de desempenho.

Organização das condições de prática: 30 h/a
Conceitos e informações de pesquisa sobre três aspectos relacionados à aprendizagem de habilidades motoras: quantidade/distribuição de prática, variabilidade de prática e transferência de aprendizagem. Serão abordados não apenas aspectos conceituais, mas principalmente a aplicação prática em situações relacionadas à aquisição de habilidades motoras, destacando-se princípios de manipulação de variáveis, tais como: aproveitamento do tempo de prática, distribuição das tentativas e das sessões de prática, forma de variação das condições de prática e procedimentos para maximizar a transferência de aprendizagem para novas tarefas e contextos de execução de uma habilidade.

Inscrições
Os interessados deverão encaminhar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, juntamente com a cópia do RG, CPF, Diploma (frente e verso) e/ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação, constando a data da colação do grau, para o e-mail: edfisica@usp.br. Não será aceita cópia da Carteira do Conselho Regional ou da Carteira de Habilitação. O boleto referente à taxa de inscrição no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), será encaminhado ao aluno por e-mail. Não haverá devolução em caso de desistência ou não realização do Curso por qualquer impossibilidade. Obs.: a ficha de inscrição já está disponível no site http://www.eefe.usp.br.