Voluntários

Efeitos da suplementação de ácido fosfatídico sobre a força e hipertrofia musculares em resposta ao treinamento de força

Requisitos:
  • Homens com idade entre 18 e 35 anos que realizam treinamento de força (musculação) por no mínimo 6 meses.
  • Critérios de exclusão: histórico de uso de esteroides androgênicos anabolizantes, tabagismo, uso de suplementos alimentares e/ou fármacos que possam afetar a força ou massa muscular. 
Característica da coleta:

O tratamento consistirá em 8 semanas de treinamento de força, com 3 sessões de treino por semana, totalizando 24 sessões, acompanhado de suplementação de 750mg de ácido fosfatídico, 350mg de ácido fosfatídico ou placebo. Os indivíduos serão avaliados quanto à força dinâmica máxima (1-RM) de membros superiores e inferiores, resistência de força dinâmica de membros superiores e inferiores, composição corporal (DXA), área de secção transversa muscular (ultrassom) e consumo alimentar. Também serão coletadas amostras de sangue venoso para determinação da concentração de creatina quinase (CK), lactato desidrogenase (LDH), testosterona, fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1), hormônio do crescimento (GH) e cortisol. Essas avaliações serão realizadas antes e após o período de suplementação e treinamento. Coletas adicionais de sangue serão realizadas 48 horas após a primeira e a última sessões de treino.

Contato:

Docente responsável: Guilherme Giannini Artioli

Os interessados devem entrar em contato por meio do email acidofosfatidico@gmail.com ou pelo telefone (11) 9 6849-8349.

CAAE:
21844719.7.0000.5391