Esporte de competição escolar: uma análise do estresse situacional associado ao grau de coesão grupal

Azevedo Júnior, Luiz Carlos Delphino de ; SIMOES, ANTONIO CARLOS (Orientador) O esporte escolar tem seu primeiro registro a partir de Thomaz Arnold em 1828. Este educador sistematizou os jogos populares […]

Azevedo Júnior, Luiz Carlos Delphino de
 ; SIMOES, ANTONIO CARLOS (Orientador)

O esporte escolar tem seu primeiro registro a partir de Thomaz Arnold em 1828. Este educador sistematizou os jogos populares existentes em função de uma necessidade pedagógica através das práticas esportivas. Atualmente, o esporte escolar é similar ao esporte de alto rendimento, com pequenas adaptações que pouco colaboram para o desenvolvimento do aluno/atleta. As pressões advindas desta competição de alto nível geram elevados níveis de estresse e influenciam nas atitudes comportamentais individuais, classificadas como Padrão do Comportamento do TIPO A, que interferem na dinâmica das interações grupais da equipe a qual pertencem. Fizeram parte desse estudo 240 alunos/atletas, de 24 escolas do ensino básico da grande São Paulo, participantes das competições organizadas pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo no ano de 2007, em 4 modalidades esportivas, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Todas as equipes apresentaram altos níveis de Padrão de Comportamento do Tipo A e este comportamento influenciou na coesão grupal de todas as equipes, na ordem de 73,3% para o basquetebol, 90,6% para o futsal, 63,7% para o handebol e 74,8% para o voleibol. Concluiu-se que níveis médios do padrão de comportamento do tipo A entre 50 e 60% são desejados para a manutenção da alta e média coesão grupal. Este educador sistematizou os jogos populares existentes em função de uma necessidade pedagógica através das práticas esportivas. Atualmente, o esporte escolar é similar ao esporte de alto rendimento, com pequenas adaptações que pouco colaboram para o desenvolvimento do aluno/atleta. As pressões advindas desta competição de alto nível geram elevados níveis de estresse e influenciam nas atitudes comportamentais individuais, classificadas como Padrão do Comportamento do TIPO A, que interferem na dinâmica das interações grupais da equipe a qual pertencem. Fizeram parte desse estudo 240 alunos/atletas, de 24 escolas do ensino básico da grande São Paulo, participantes das competições organizadas pela Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo no ano de 2007, em 4 modalidades esportivas, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Todas as equipes apresentaram altos níveis de Padrão de Comportamento do Tipo A e este comportamento influenciou na coesão grupal de todas as equipes, na ordem de 73,3% para o basquetebol, 90,6% para o futsal, 63,7% para o handebol e 74,8% para o voleibol. Concluiu-se que níveis médios do padrão de comportamento do tipo A entre 50 e 60% são desejados para a manutenção da alta e média coesão grupal.