Competitividade e performance esportiva em tenistas profissionais

Saul Sebastian Orozco GALLEGOS, José Geraldo MASSUCATO, Antonio Carlos SIMÕES, Paulo de Aguiar PROUVOT, Roberto Masaishi Santos YOSHIKAWA

Este trabalho pesquisou as influências da competitividade na performance esportiva individual em 24 tenistas profissionais brasileiros. A tendência comportamental (competidores, determinados e vitoriosos) entre atletas foi identificada através do Questionário de Orientação Esportiva (SOQ) formulado por Gill e Deeter (1988) e as coletas foram realizadas após jogos. A performance foi representada por pontos no “ranking” de entrada da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). O levantamento da influência dos comportamentos competitivos na performance esportiva dos tenistas foi realizado através de análise estatística utilizando o método de parecença (Bussab, Miazaky & Andrade, 1990). Os resultados encontrados indicam que a tendência ao comportamento determinado tem uma leve preferência entre os tenistas. Já o comportamento que apresenta uma performance superior não acentuada é obtido por tenistas com tendência ao comportamento competidor. Entretanto, a conclusão não fica limitada à indicação de um comportamento com melhor performance, e sim, que é possível orientar e obter tenistas bem-sucedidos nos três comportamentos estudados.