Apresentação

Promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos da EEFE-USP, o objetivo do Seminário de Direitos Humanos em Educação Física e Esporte: desafios e perspectivas é propor uma análise do cenário atual e as perspectivas das ações em pesquisa, ensino e intervenção profissional em educação física e esporte face as premissas de direitos humanos. Além disso, o evento buscará fomentar a identidade da área mediante a partilha de conhecimentos e experiências entre os profissionais e professores que atuam no campo dos direitos humanos na educação física e no esporte.

Todas as atividades serão realizadas de maneira remota, contando com palestrantes de universidades brasileiras e estrangeiras. A programação incluirá palestras, debates e apresentação de trabalhos.  

Público-alvo: Pesquisadores, profissionais e professores que investiguem e atuem no campo da educação física (escolar e não-escolar) e esporte.

Sobre o núcleo

O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) foi criado no ano de 2016. Tem por finalidade apoiar, implantar e implementar ações voltadas aos Direitos Humanos na área de educação física e esporte, fomentando a missão da unidade: Oferecer ensino de qualidade e produzir conhecimento inovador nas áreas de Educação Física e Esporte, interagindo com a sociedade. Desse modo, o NDH tem como proposta contribuir com as atividades-fim alicerçadas no tripé pesquisa, ensino, cultura e extensão universitária, bem como nas atividades de gestão da EEFE-USP.

A atual gestão (2019-2021), tem como foco visa atuar com a comunidade universitária - interna e externa da EEFE-USP- bem como extramuros da USP, visando o desenvolvimento e a disseminação de ações educativas relacionadas aos Direitos Humanos nas áreas de Educação Física e Esporte.Nesse contexto, em 2020, o NDH da EEFE-USP organizou um número especial da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE), com o tema Direitos Humanos. Sendo a primeira publicação com esta temática na área, alçou a EEFE à condição de vanguarda em relação às discussões sobre de Direitos Humanos na Educação Física e Esporte.

Para 2021, o NDH da EEFE-USP propõe o primeiro Seminário de Direitos Humanos em Educação Física e Esporte: desafios e perspectivas a ser realizado em formato remoto nos dias 08/03, 10/03, 15/03 e 17/03, totalizando uma carga horária de 32 horas.