Atletas de esgrima participam de coleta de dados no Laboratório de Comportamento Motor da EEFE

Esgrimistas de elite do Esporte Clube Pinheiros participaram, no dia 1º/9, de coleta de dados do Laboratório de Comportamento Motor da EEFE-USP. Doze atletas estiveram envolvidos nos testes, incluindo Nicolas Ferreira, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Esgrimista em coleta de dados no Lacom. Foto: Giulia Rodrigues

As informações levantadas serão utilizadas na pesquisa de Gunnar Gräsbeck, doutorando da Deutsche Sporthochschule Köln (DSHS - Alemanha) que se encontra em período de intercâmbio na EEFE-USP. O estudo busca comparar os métodos atuais de ensino de esgrima com um método pedagógico inovador para investigar seus efeitos na aquisição de habilidades motoras de atletas de elite da modalidade. 

Estudo busca comparar diferentes métodos de ensino de esgrima. Foto: Guilherme Viana.

A tese deve ser defendida no início de 2024, na DSHS. No Brasil, o pesquisador é orientado pela Profa. Dra. Andrea Freudenheim. Já na universidade alemã, ele conduz estudos sob orientação do Prof. Dr Swen Körner.

O doutorando ainda irá realizar uma segunda coleta de dados no Laboratório de Comportamento Motor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), coordenado pela Profa. Dra. Raquel Nichele De Chaves. Neste caso, os testes serão realizados com dezoito atletas da Academia Mestre Kato, em Curitiba (PR). 

O atleta olímpico Nicolas Ferreira durante a coleta. Foto: Giulia Rodrigues.

Gunnar Gräsbeck, que também é atleta de esgrima, é o primeiro intercambista de doutorado a ser recebido por meio do convênio entre EEFE-USP e DSHS. A parceria entre as duas instituições remonta aos anos 1980, tendo sido renovada em 2021. Clique aqui para saber mais. 

 

Ordem: 
10

Desenvolvido por EEFE-USP