EEFE participa de congresso de filosofia do esporte em Portugal

Nos dias 2 e 3/11, aconteceu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal, o I Congresso de Filosofia do Desporto. O evento, realizado de forma híbrida e organizado pela Associação de Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa (AFDLP), reuniu pesquisadores de diversos países como Portugal, Brasil, Espanha, Bélgica e Estados Unidos.

I Congresso de Filosofia do Desporto aconteceu na Universidade de Coimbra. Foto: Paula Bassi

A programação incluiu a apresentação de vários trabalhos da EEFE orientados pelas professoras Ana Zimmermann e Soraia Chung Saura, ambas membros fundadoras da AFDLP. Além disso, foram compartilhados estudos realizados pelo grupo liderado pela Professora Dra. Michele Viviene Carbinatto. Clique aqui para conferir todos os resumos integrantes da programação.

Integrantes da AFDLP que participaram do Congresso de forma presencial. Foto: Paula Bassi

A professora Ana Zimmermann participou de maneira presencial do evento e proferiu a palestra de encerramento, abordando o tema "A Filosofia do Desporto em Língua Portuguesa - Contribuições Brasileiras". Em sua apresentação, enfatizou a importância da diversidade nas referências da área, mencionando autores de diversas origens.

Docente proferiu palestra de encerramento. Foto: Paula Bassi

Durante o Congresso, a docente foi indicada para participar da diretoria da AFDLP. A Associação foi estabelecida em março deste ano em cerimônia oficial na reitoria da Universidade do Porto, em Portugal. O objetivo é contemplar o esporte a partir de questões filosóficas, considerando-o na sua natureza complexa, simultaneamente global e singular, e procurando contribuir para o seu desenvolvimento e aprofundamento.

Saiba mais:

Acesse também o site da Associação: https://www.afdlp.org/

Ordem: