Exercícios derivados do Levantamento de Peso Olímpico beneficiam o desempenho físico e esportivo

Atletas de diferentes modalidades utilizam exercícios derivados do Levantamento de Peso Olímpico em seu treinamento. A prática melhora a produção de potência muscular, influenciando positivamente o desempenho de habilidades motoras importantes para diversos esportes. Pensando nisso, uma pesquisa da EEFE-USP investigou os efeitos de dois desses exercícios, o hang power clean (HPC) e o jump shrug (JSH), na velocidade de corrida, na mudança de direção e no salto vertical.

As habilidades motoras analisadas estão presentes em esportes como futebol, basquete e rúgbi. Elas podem ser cruciais na hora de marcar um gol, realizar uma finta e fazer um bloqueio, por exemplo. O desempenho dessas habilidades é afetado de maneira positiva pela produção de força e potência, um dos benefícios do levantamento de peso olímpico. Os resultados constataram melhora significativa no desempenho tanto na mudança de direção quanto no salto vertical.

Representação do hang power clean (HPC). Fonte: Matt Tometz

Representação do jump shrug (JSH). Fonte: HMMR Media.

Fase de aprendizado, testes e treinamento dos participantes

Participaram do estudo 23 homens entre 18 e 35 anos, clinicamente saudáveis e sem experiência anterior com a modalidade. Era necessário ser praticante de treino de força há, pelo menos, seis meses e alcançar o valor mínimo no teste de força dinâmica máxima (1RM). Este teste mede a maior carga que um indivíduo consegue aguentar em uma única repetição - no exercício de meio-agachamento, essa carga é estipulada em 1,5 vezes a massa corporal.

Os voluntários passaram por um período de aprendizado dos exercícios que durou oito sessões, distribuídas em quatro semanas. Fonte: Imagem produzida pelo pesquisador.

Os voluntários passaram por um período de aprendizado dos exercícios que durou oito sessões, distribuídas em quatro semanas. Depois, foram realizados testes que avaliaram os saltos verticais, velocidade de corrida e mudança de direção. Por meio do teste de força dinâmica máxima, estabeleceu-se a carga a ser usada durante o período de treinamento. Posteriormente, os participantes foram distribuídos em dois grupos, cada um focado em um dos exercícios estudados.

Os testes de saltos verticais utilizaram três diferentes técnicas: o salto vertical sem contramovimento, o salto vertical com contramovimento e o salto vertical drop jump, conforme ilustrado a seguir.

Teste de salto vertical sem contramovimento.

Teste de salto vertical com contramovimento.

Teste de salto vertical drop jump.

Para os testes de velocidade de corrida, os participantes se deslocaram 10 metros e, depois, mais 20 metros em linha reta. Foram posicionados três pares de fotocélulas durante o percurso, uma no início, outra aos 10 m e a última aos 20 m. No teste de mudança de direção, eles percorreram 15 m em linha reta e realizaram a mudança de direção em 180º no espaço de 5 m.

Teste de velocidade de corrida de 20m (A, B e C = fotocélulas). Fonte: Elaborada pelo pesquisador.

Teste de mudança de direção no ângulo 180º (a= início; b = fotocélulas e c= mudança de direção). Fonte: Elaborada pelo pesquisador.

O período de treinamento durou oito semanas, com progressão da carga e do número de séries. Ao final do processo, foram realizados novos testes.

Resultados e a importância dessas habilidades no esporte

O grupo treinado com o jump shrug apresentou melhora superior quando comparado ao hang power clean no desempenho dos saltos verticais com e sem contramovimento e da mudança de direção. No teste de força dinâmica máxima, os dois grupos evoluíram, apesar do hang power clean ter se mostrado mais vantajoso. Ambos os grupos progrediram no desempenho do salto vertical drop jump. A velocidade de corrida não apresentou mudança em nenhum dos casos.

De acordo com o pesquisador Demóstenys David da Silva, autor principal do estudo, os achados podem auxiliar técnicos e treinadores a serem mais assertivos na prescrição dos programas de treinamento. “A vantagem dos exercícios derivados do Levantamento de Peso Olímpico está na alta capacidade de produzir potência de forma superior a outros métodos, como exercícios de força e pliometria”, afirma. Essa vantagem pode beneficiar não apenas as modalidades coletivas de invasão, mas também se estender a esportes como natação e atletismo. No entanto, para explorar essa possibilidade, será necessário realizar pesquisas mais específicas nesses campos.

Fonte: Imagem produzida pelo pesquisador.

A dissertação foi realizada sob orientação do Prof. Dr. Valmor Alberto Augusto Tricoli. Intitulada “Efeitos do treinamento com o hang power clean ou com o jump shrug sobre o desempenho do salto vertical, da velocidade de corrida e da mudança de direção”, a pesquisa foi apresentada à Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, na área de concentração de Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte. O trabalho completo encontra-se disponível no banco de teses da USP e pode ser acessado por meio do link: