Mês de nascimento dos atletas pode influenciar carreira esportiva

O mês de nascimento pode ser um fator determinante no mundo esportivo e isso não tem qualquer relação com a astrologia. Em grupos de mesma idade, atletas que nasceram nos primeiros trimestres do ano podem ter vantagem sobre os que nasceram nos últimos. Esse fenômeno é chamado de efeito da idade relativa.

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da EEFE-USP, UCF e CESMAC analisou dados de atletas do judô e constatou que categorias masculinas, faixas etárias mais jovens, categorias intermediárias e pesadas (para o sênior e júnior masculinos) e pesada (para o cadete feminino) têm maiores chances de serem afetadas pelo fenômeno.

Categorias com atletas mais jovens têm  maiores chances de sofrer com efeito da idade relativa - Foto: Paula Bassi

Critérios da pesquisa e coleta de dados

A divisão de grupos por faixa etária é uma prática comum nos esportes. Essa separação acontece para que os competidores possuam o mesmo nível de experiência e características físicas. Contudo, pessoas com a mesma idade podem apresentar diferenças significativas em seu desenvolvimento, dependendo do mês em que nasceram, o que acaba ocasionando uma vantagem para indivíduos mais velhos.

Para estudar a influência desse fenômeno no judô, os pesquisadores coletaram dados de 9451 judocas competidores de Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais, sendo 3750 mulheres e 5701 homens. O estudo é o primeiro a analisar o efeito da idade relativa nesse esporte considerando os critérios de faixa etária, sexo, categoria e período de tempo. 

Foram incluídas na pesquisa todas as categorias femininas e masculinas de peso das faixas de idade cadete (até 18 anos), júnior (até 20 anos) e sênior (acima de 20 anos). O período de tempo investigado foi de 2009 a 2020, sendo que para a classe sênior também foi considerado o período histórico de 1993 a 2009. As informações foram retiradas dos sites do Comitê Olímpico Internacional e da Federação Internacional de Judô e cruzadas com as datas de nascimento fornecidas pelo JudoInside

 

Pesquisa analisou dados de 9451 judocas competidores de Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Repercussão do efeito na prática

De maneira geral, homens são mais impactados pelo efeito que mulheres. Nas competições recentes, atletas nascidos entre janeiro e março foram predominantes em todas as faixas etárias do judô masculino. Os resultados obtidos evidenciaram uma probabilidade maior de judocas da categoria cadete e júnior nascerem no primeiro trimestre em comparação com o último. 

A categoria de peso médio foi a mais afetada, apresentando as maiores chances de atletas masculinos nascerem no início do ano. Na categoria de idade sênior, o efeito da idade relativa foi mais expressivo na década de 2009 a 2020. Durante o período histórico, entre 1993 e 1996 não houve interferência do fenômeno e no restante do período, até 2009, somente a categoria meio-médio apresentou chances maiores de atletas nascerem no início do ano.

Homens são mais impactados pelo efeito que mulheres - Foto: Paula Bassi

O judô feminino manifestou influência do efeito da idade relativa em atletas cadetes peso pesado, com quase três vezes mais chances das judocas nascerem no primeiro trimestre, e júnior peso médio, com duas vez mais chances. A categoria ligeiro foi a única do grupo sênior a evidenciar o efeito, mas somente entre 2009 a 2020. No período histórico, a partir de 1993, não foi constatada a ação do fenômeno.

Consequências e estratégias para o esporte

A discussão levantada pelos resultados mostra a importância de direcionar a atenção para os atletas mais jovens. As categorias até 20 anos foram as com mais chances de privilegiar os competidores nascidos de janeiro a março. O Prof. Dr. Emerson Franchini, coordenador do estudo, destaca que os profissionais envolvidos com o esporte devem se atentar ao desenvolvimento fisiológico individual dos competidores. 

“É importante que aspectos relacionados à maturação sejam levados em consideração no processo de treinamento e na análise dos resultados competitivos. Como existe o efeito da idade relativa, as pessoas envolvidas com a gestão da modalidade e os treinadores necessitam considerar que alguns atletas podem ser selecionados com base no desempenho competitivo, em decorrência de uma vantagem maturacional nas faixas etárias iniciais. Assim, existe a possibilidade de que atletas que viriam a atingir bons resultados não sejam selecionados e deixem a modalidade”, destaca.

O docente também pontua que já existem algumas medidas para contornar o efeito da idade relativa, mas que elas ainda precisam ser melhor investigadas. “Já existem experiências conduzidas com outras modalidades em alguns países, demonstrando que o efeito pode ser suprimido ao adotar faixas etárias mais estreitas ou com alteração da data de corte para a classificação dos/as atletas. Contudo, é preciso considerar se tal abordagem é viável, dado que poderia resultar em redução muito acentuada da quantidade de atletas em determinadas categorias de peso e faixa etária”.

Pessoas envolvidas com a gestão da modalidade e treinadores precisam levar em consideração aspectos relacionados à maturação dos/as atletas - Foto: Paula Bassi

A pesquisa faz parte de uma série que levantou outras questões com base nos dados das competições de elite do judô. Os resultados trazem benefícios não só para a produção científica da área de Esporte, mas também para a prática, auxiliando outros profissionais além dos pesquisadores, seja na preparação dos atletas ou no aprimoramento das regras nas competições. 

Com autoria de David H. Fukuda, João Paulo Lopes Silva, Monica Yuri Takito e Emerson Franchini, o estudo “Relative Age Effect in Judo Competitions: Influence of Age, Weight Category, Sex, and Time Frames” foi publicado na revista Perceptual and Motor Skills e pode ser acessado completo por meio do link: 
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00315125231165170

Confira também os demais artigos da EEFE sobre o judô nos links abaixo:

 

Ordem: 
10

Desenvolvido por EEFE-USP