Trabalho de autoria de Bruno Pelozin, sob orientação do Prof. Dr Tiago Fernandes, recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e o Primeiro lugar no Prêmio Mérito Interdisciplinar, que engloba todas as Áreas também Nutrição, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Assistência Social. A premiação foi concedida no 43º Congresso da Socesp realizado de 08 a 10 de junho no Transamérica Expo Center em São Paulo.
O trabalho, intitulado de "Treinamento Físico Aeróbio Previne a Mudança Fenotípica e Metabólica Muscular Esquelética Induzida Pela Insuficiência Cardíaca via Regulação do miRNA-205", buscou elucidar os mecanismos moleculares envolvendo o Treinamento Físico Aeróbico na miopatia muscular esquelética induzida pela insuficiência cardíaca. O estudo fez parte de Dissertação de Mestrado defendida em 2022 na EEFE-USP.
No ano passado, o pesquisador conquistou o prêmio de Melhor Pesquisa Básica no XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Saiba mais nos links a seguir:
- Exercício físico previne alterações mitocondriais e melhora capacidade física em ratos hipertensos
- Pesquisadores da EEFE-USP identificam possível alvo terapêutico para a miopatia na Insuficiência Cardíaca