Projeto UTFORSK

 
 
 
O programa de parceria UTFORSK foi proposto com o objetivo de fortalecer a colaboração internacional entre instituições norueguesas e parceiras com países do BRICS (Brasil, China, Índia, Japão, Rússia ou África do Sul). O programa foi fundado pelo Ministério Norueguês de Educação e Pesquisa e administrado pelo Centro Norueguês de Cooperação Internacional em Educação (SIU), em cooperação com o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN).
 
Mais especificamente, o projeto UTFORSK coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia cardiovascular e exercício da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia  (CERG/NTNU) foi aprovado recentemente para fomentar uma parceria entre a NTNU e a Universidade de São Paulo, Brasil. O coordenador geral do projeto é o Professor Ulrik Wisløff (CERG/NTNU), e a coordenadora da Escola de Educação Física Universidade de São Paulo é Professora Patricia Chakur Brum, uma das principais pesquisadoras do Brasil na área de fisiologia do exercício. 
 
Nosso projeto tem o objetivo de promover a excelência em fisiologia do exercício por meio de pesquisa de alta qualidade e formação de pesquisadores noruegueses e brasileiros. Para atingir este objetivo, o projeto é estruturado para promover intercâmbio de alunos de pós-graduação e pós-doutorandos, além de pesquisadores e técnicos, cooperação de pesquisa e seminários conjuntos de forma a possibilitar que jovens pesquisadores discutam seus trabalhos com líderes em fisiologia do exercício internacionais. 
 
Por meio dessas atividades, jovens cientistas irão enfrentar desafios e oportunidades no campo da fisiologia do exercício, o que trará benefícios reais para suas carreiras. Combinando a experiência das instituições parceiras, o projeto irá não somente fortalecer a rede de pesquisa internacional, como também criará uma conexão entre ensino e pesquisa, promovendo, desta forma, a excelência internacional em fisiologia do exercício. O projeto  iniciou em 2014 e terá a vigência de três anos. Atividades em andamento e informações relevantes serão atualizadas nesta página. 
 
Nossas atividades principais são:
  • Intercâmbio de curto prazo de alunos de pós-graduação, pos-doutorandos , técnicos de laboratório e docentes; 
  • Supervisão conjunta de teses e dissertações;
  • Ensino conjunto (Joint teaching);
  • Seminários conjuntos.
 
Para informações gerais, entre em contato com o comitê diretivo:
 
Pesquisadores colaboradores:
  • Professor Geir Slupphaug, Departamento de Câncer e Medicina Molecular da NTNU
  • Professor Alessandra Medeiros, Unifesp
  • Prof. Carlos Eduardo Negrão, EEFE-USP e Incor
  • Professor Carlos R Bueno Jr., EEFERP-USP
  • Professor Julio C. B. Ferreira, ICB-USP 

 

Leia mais sobre o projeto na página do CERG-NTNU